
Os efeitos da subida da inflação já são visíveis nos salários dos portugueses. Os preços continuam a aumentar, e os ordenados estão, por outro lado, a “encolher”. A Pordata lançou uma ferramenta que permite simular o impacto da inflação nos salários. Afinal, qual é o “corte” na remuneração? Um trabalhador que ganhe um salário de mil euros perdeu 82 euros com o efeito da inflação em fevereiro, por exemplo.
“Pode ter recebido um salário de mil euros, mas o seu poder de compra é de apenas 918 euros. Veja quanto baixou o seu ordenado com o efeito da inflação do mês de fevereiro”, escreve a Pordata uma publicação na rede social Facebook.
Esta ferramenta - disponível aqui - permite converter um determinado montante, utilizando o valor mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC). Trata-se de transformar valores a preços correntes/nominais em valores a preços constantes/reais, descontando a inflação. O cálculo é efetuado com base no último valor mensal do índice divulgado pelo Instituo Nacional de Estatística (INE).
Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta terça-feira, 28 de fevereiro, revelam que a inflação terá caído para 8,2% em fevereiro de 2023, um valor inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à taxa registada em janeiro. Os dados definitivos sobre a inflação em Portugal relativa a fevereiro serão publicados no próximo dia 10 de março.
Ainda assim, e apesar da taxa de inflação estar a descer, o impacto nos ordenados continua a ser evidente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta