Segundo o INE, população empregada sobe para 5,2 milhões e desempregados caem para 329 mil.
Comentários: 0
Taxa de desemprego em Portugal
INE

O mercado laboral em Portugal tem mostrado vários sinais de estabilidade. Desde logo porque a taxa de desemprego voltou a recuar em outubro para 5,9%, o valor mais baixo desde 2022. E também a taxa de subtutilização do trabalho fixou-se em 10,1%, um valor mínimo em mais de dez anos, embora ainda relevante.

Em outubro de 2025, Portugal registou uma taxa de desemprego de 5,9%, valor inferior ao de setembro de 2025 (0,1 p.p.), idêntico ao de julho deste ano e o mais baixo desde fevereiro de 2022, o que mostra sinais de estabilidade no mercado laboral, indicam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nesse contexto, o número de pessoas empregadas atingiu 5,279 milhões, enquanto a população desempregada desceu para 329 mil, reforçando a tendência de consolidação do emprego no país.

De acordo com o INE, o aumento sustentado do emprego e a redução do desemprego têm sido acompanhados por um crescimento da taxa de atividade, que em setembro de 2025 alcançou 69,9%, o valor mais elevado desde fevereiro de 1998. O boletim destaca ainda que a taxa de desemprego masculina atingiu 5,2%, o nível mais baixo dos últimos 10 anos, enquanto a feminina se manteve em 6,6%, evidenciando diferenças de género persistentes no mercado laboral.

Taxa de emprego em Portugal
INE

O instituto sublinha também que, apesar das melhorias, a taxa subutilização do trabalho permanece relevante, afetando 10,1% da população ativa, igualando o valor de julho do mesmo ano, correspondendo ao valor mais baixo desde fevereiro de 2011. Este indicador inclui pessoas desempregadas, em emprego a tempo parcial involuntário ou disponíveis para trabalhar, refletindo que, embora o desemprego esteja a diminuir, ainda existem desafios estruturais na adequação entre oferta e procura de emprego.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta