Taxa de desemprego
Notícias e informações sobre a taxa de desemprego. A taxa de desemprego é a taxa que permite medir o número de pessoas desempregadas sobre o total da população ativa.
Há mais pessoas empregadas em Portugal - mercado recuperou níveis de 2009
O mercado laboral português já conseguiu recuperar os empregos de 2009: em julho foram criados mais 11,4 mil empregos líquidos, e em agosto terão sido criados outros 18,2 mil, segundo as previsões do INE.
Adeus crise? Desemprego desce para o valor mais baixo dos últimos 15 anos
A taxa de desemprego baixou para 6,3% no segundo trimestre do ano, inferior à verificada no trimestre anterior (6,8%) e no mesmo período do ano passado (6,7%). A última vez que o desemprego tinha estado neste patamar foi há 15 anos.
Há cada menos jovens em Portugal que não trabalham nem estudam
A geração dos “nem-nem” – jovens entre os 15 e os 34 anos que não trabalham nem estudam – está a perder fulgor, acompanhando a queda da taxa de desemprego.
Taxa de desemprego inverte tendência e sobe para 6,7% em novembro
A taxa de desemprego fixou-se em 6,7% em novembro de 2018, mais 0,1% que o anteriormente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta para uma estabilização da taxa nos 6,7% no último mês do ano passado.
Desemprego cai para mínimos de 16 anos (mas por pouco tempo)
A taxa de desemprego caiu em setembro para mínimos de 16 anos, fixando-se nos 6,6%. Esta é, contudo, uma queda passageira, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que estima que que este indicador suba ligeiramente para 6,7% em outubro.
Portugueses querem mais do que aquilo que o país pode
As aspirações de bem-estar individual e de equidade coletiva da sociedade portuguesa excedem atualmente a capacidade de produção da economia, segundo o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa. O responsável defende que só com mais crescimento se pode evitar viver com "aspirações limitadas”.
Queda no desemprego pode dar folga de 230 milhões no Orçamento do Estado
A taxa de desemprego em Portugal tem vindo a descer ao longo dos últimos meses – em maio, ficou-se nos 7%, atingindo o valor mais baixo desde outubro de 2002. Se esta tendência se mantiver, e se taxa média anual ficar nos 7%, ao invés dos 7,6% esperados pelo Governo, o Orçamento do Estado poderá ganhar uma folga de 230 milhões de euros.
Portugal com a segunda maior descida na taxa de desemprego da Europa
Portugal foi um dos países da Europa a 28 que mais viu descer a taxa de desemprego. Segundo dados revelados pelo Eurostat, num ano, em junho deste ano face ao período homólogo, a taxa de desemprego baixou de 9,1% para 6,7%. Só Chipre consegue um desempenho melhor, com uma descida anual de 11% para 8,2%.