Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Taxa de desemprego

Notícias e informações sobre a taxa de desemprego. A taxa de desemprego é a taxa que permite medir o número de pessoas desempregadas sobre o total da população ativa.

Peso da carga fiscal no PIB aumentou em 2020 – o que explica esta evolução?

A carga fiscal em Portugal aumentou para 34,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 – isto é, mais 0,3% do que no ano anterior. Mas o que justifica esta evolução num ano em que não houve um agravamento generalizado de impostos nem a sua redução? Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) avançados esta terça-feira (dia 11 de maio de 2021) sugerem que por detrás deste aumento está a resiliência do mercado de trabalho, que ao não sofrer o impacto esperado em situação de crise da pandemia da Covid-19, os valores arrecadados pelo Estado em impostos associados como o IRS e a TSU tiveram um menor impacto – e, na verdade, até subiram.

Notícia sobre:

Há mais pessoas empregadas em Portugal - mercado recuperou níveis de 2009

O mercado laboral português já conseguiu recuperar os empregos de 2009: em julho foram criados mais 11,4 mil empregos líquidos, e em agosto terão sido criados outros 18,2 mil, segundo as previsões do INE.

Notícia sobre:

Adeus crise? Desemprego desce para o valor mais baixo dos últimos 15 anos

A taxa de desemprego baixou para 6,3% no segundo trimestre do ano, inferior à verificada no trimestre anterior (6,8%) e no mesmo período do ano passado (6,7%). A última vez que o desemprego tinha estado neste patamar foi há 15 anos.

Notícia sobre:

Há cada menos jovens em Portugal que não trabalham nem estudam

A geração dos “nem-nem” – jovens entre os 15 e os 34 anos que não trabalham nem estudam – está a perder fulgor, acompanhando a queda da taxa de desemprego.  

Notícia sobre:

Taxa de desemprego inverte tendência e sobe para 6,7% em novembro

A taxa de desemprego fixou-se em 6,7% em novembro de 2018, mais 0,1% que o anteriormente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta para uma estabilização da taxa nos 6,7% no último mês do ano passado. 

Notícia sobre:

Desemprego cai para mínimos de 16 anos (mas por pouco tempo)

A taxa de desemprego caiu em setembro para mínimos de 16 anos, fixando-se nos 6,6%. Esta é, contudo, uma queda passageira, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que estima que que este indicador suba ligeiramente para 6,7% em outubro.

Notícia sobre:

Portugueses querem mais do que aquilo que o país pode

As aspirações de bem-estar individual e de equidade coletiva da sociedade portuguesa excedem atualmente a capacidade de produção da economia, segundo o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa. O responsável defende que só com mais crescimento se pode evitar viver com "aspirações limitadas”.

Notícia sobre:

Desempregados inscritos nos centros de emprego em mínimos de 16 anos

O número de desempregados registados nos centros de emprego baixou 20,6% em julho face ao mesmo mês do ano passado para 330.587, renovando mínimos dos últimos 16 anos. Em causa estão dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que permitem ainda concluir que o número de inscritos baixou 0,5% (menos 1,8 mil) num mês, ou seja, face a junho.

Notícia sobre:

Taxa de desemprego desceu para 6,7%, o valor mais baixo dos últimos 14 anos

A taxa de desemprego desceu para 6,7% no segundo trimestre do ano, “correspondendo ao valor mais baixo da série iniciada no primeiro trimestre de 2011”, segundo o INE. É preciso, no entanto, recuar até 2004 para encontrar uma taxa mais baixa que esta: 6,3% 

Notícia sobre:

Queda no desemprego pode dar folga de 230 milhões no Orçamento do Estado

A taxa de desemprego em Portugal tem vindo a descer ao longo dos últimos meses – em maio, ficou-se nos 7%, atingindo o valor mais baixo desde outubro de 2002. Se esta tendência se mantiver, e se taxa média anual ficar nos 7%, ao invés dos 7,6% esperados pelo Governo, o Orçamento do Estado poderá ganhar uma folga de 230 milhões de euros.

Notícia sobre: