Notícias e informações sobre a taxa de desemprego. A taxa de desemprego é a taxa que permite medir o número de pessoas desempregadas sobre o total da população ativa.

Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego estabiliza em Portugal – mas supera a da Zona Euro

A taxa de desemprego em Portugal mostra uma tendência de estabilização, tendo-se fixado em 6,5% em março, o mesmo valor que no mês anterior, que em dezembro de 2024 e que no período homólogo, segundo estimativas divulgadas esta quarta-feira (30 de abril de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Dados do Eurostat confirmam, no entanto, que a taxa de desemprego no país é superior à verificada na média da Zona Euro (6,2%) e da União Europeia (5,8%).
Números e curiosidades sobre o emprego em Portugal

Dia do Trabalhador: números (e comparações com a UE) sobre o emprego

O Dia Internacional do Trabalhador assinala-se a 1 de maio, esta quinta-feira. Um feriado que, em Portugal, começou a ser “celebrado” em 1890, tendo as comemorações cessado com o início do regime do Estado Novo. O 1º de maio voltou, depois, a ser assinalado a partir de 1974, apenas oito dias após o 25 de Abril. Por ocasião da efeméride, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou um conjunto de dados e curiosidades sobre o emprego em Portugal, fazendo comparações com os outros países da União Europeia (UE).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego recua em Portugal para 6,2%

A taxa de desemprego em Portugal terá baixado em janeiro para 6,2%, menos dois pontos percentuais (p.p.) que o valor verificado em dezembro (6,4%), segundo dados provisórios divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira (3 de março de 2025). Confirmando-se, trata-se do valor mais baixo desde outubro de 2022 (6,1%).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego desce em dezembro para 6,4%

Depois de se ter fixado em 6,6% em outubro e novembro, a taxa de desemprego em Portugal desceu dois pontos percentuais (p.p.) no último mês do ano passado, para 6,4%. Em causa estão estimativas divulgadas esta quarta-feira (29 de janeiro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego sobe em novembro para 6,7%

Depois de ter estabilizado em 6,6% em setembro e outubro, em novembro, a taxa de desemprego subiu 0,1 pontos percentuais (p.p.) para 6,7%, segundo estimativas divulgadas esta segunda-feira (6 de janeiro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego a recuar em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,4% em setembro

Em setembro, a taxa de desemprego em Portugal situou-se em 6,4%, valor idêntico ao do mês anterior, mas inferior ao de três meses antes (6,5%) e ao verificado no período homólogo (6,6%), segundo dados provisórios divulgados esta quarta-feira (30 de outubro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego desce para 6,4% em agosto

Em agosto, a taxa de desemprego em Portugal fixou-se em 6,4%, o que significa que desceu 0,1 pontos percentuais (p.p.) face aos dois meses anteriores (julho e junho), tendo-se mantido estável face ao período homólogo. Em causa estão dados provisórios divulgados esta terça-feira (1 de outubro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego em maio

Taxa de desemprego sobe ligeiramente em maio para 6,5%

A taxa de desemprego em Portugal situou-se em 6,5% em maio, uma subida de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo mês do ano anterior e a abril, segundo os dados provisórios divulgados esta segunda-feira, dia 1 de julho,  pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego desce para 6,3% em abril

A taxa de desemprego situou-se em 6,3% em abril, um valor inferior ao verificado em março, em janeiro de 2024 e o período homólogo: menos 0,1 pontos percetuais (p.p.), 0,2 p.p. e 0,3 p.p., respetivamente. Em causa estão dados provisórios divulgados esta quarta-feira (29 de maio de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Desempregados inscritos no IEFP

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego está a subir

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou em janeiro pelo sétimo mês consecutivo, subindo 4% em termos homólogos e 5,5% em cadeia (face a dezembro de 2023), para 335.053. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (20 de fevereiro de 2024) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 
Taxa de desemprego sobe em Portugal

Taxa de desemprego sobe para 6,6% no 4º trimestre e para 6,5% em 2023

No quarto trimestre de 2023, a taxa de desemprego subiu para 6,6%, tendo aumentado 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior e mantendo-se igual à verificada no período homólogo, ou seja, no quarto trimestre de 2022. Em termos médios, em 2023, a taxa de desemprego foi de 6,5% e a taxa de subutilização do trabalho foi de 11,7%, tendo ambas aumentado em relação a 2022: 0,4 p.p. e 0,1 p.p., respetivamente. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Desempregados inscritos em centros de emprego em Portugal

Desempregados inscritos nos centros de emprego sobem em dezembro

No final do mês de dezembro de 2023, estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 317.659 indivíduos desempregados. Trata-se de um número que representa 67,1% de um total de 473.394 pedidos de emprego, segundo dados divulgados esta segunda-feira (22 de janeiro de 2024) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Desemprego em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,6% em novembro

Em novembro de 2023, a taxa de desemprego manteve-se, pelo terceiro mês consecutivo, em 6,6%, tendo aumentado em relação a três meses antes (6,3% em agosto) e ao período homólogo (6,5% em novembro de 2022). Em causa estão dados provisórios divulgados esta segunda-feira (8 de janeiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego aumenta para 6,7% em outubro

Em outubro, a taxa de desemprego em Portugal terá sido de 6,7%, tendo registado um valor 0,1 pontos percentuais (p.p.) superior ao de setembro (6,6%), ao de julho (6,3%) e ao de outubro do ano passado (6,1%). Em causa estão dados provisórios divulgados esta quarta-feira (29 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Taxa de desemprego volta a subir em Portugal

Taxa de desemprego volta a subir em Portugal para 6,5%

Depois de ter estagnado em maio, junho, julho e agosto em 6,4%, em setembro, a taxa de desemprego em Portugal aumentou para 6,5%, igualando o valor verificado em abril. Em causa estão dados provisórios divulgados esta quinta-feira (2 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se, de resto, de uma taxa inferior à registada há um ano, em setembro de 2022 (6,1%).
Desemprego em Portugal

Desemprego em Portugal caiu para 6,2% em agosto

O mercado de trabalho continua estável em Portugal, apesar do contexto económico incerto. É isso mesmo que mostram os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta sexta-feira: a taxa de desemprego em agosto diminuiu para os 6,2%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) face a julho. Esta é a menor taxa de desemprego em Portugal registada desde outubro do ano passado.
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,4% em junho

A taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 6,4% em junho, o mesmo valor que em maio. Trata-se de uma subida de 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados provisórios divulgados esta segunda-feira (31 de julho de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego desce para 6,8% em abril

A taxa de desemprego dá sinais de estar a estabilizar em Portugal, tendo sido de 7% em março. As estimativas para abril, divulgadas esta quarta-feira (31 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), apontam para uma nova redução da taxa de desemprego, que se terá fixado em 6,8%.