Comentários: 0

Tens planos para lançar um negócio online e fazer da internet "a tua montra"? Apresentamos-te então um guia para que potencies o teu projeto virtual e, sobretudo, que evites erros, como uma loja pouco atrativa e que funcione mal, que te podem arruinar a melhor das ideias.

Duarte Miguel Freitas, CEO e fundador da Anturio, empresa de software de gestão, citado pelo Dinheiro Vivo, dá alguns conselhos que aqui te apresentamos numa versão reduzida. 

  • O primeiro ponto a destacar é que, ainda que muita gente não saiba, por trás de uma loja online, há uma infraestrutura que tem de ser criada para assegurar o seu funcionamento e o seu objetivo principal: vender! 
  • O gestor diz que em primeiro lugar é preciso referenciar os artigos, ter/tirar fotografias de qualidade desses artigos e manter os stocks atualizados. Na referenciação dos artigos, não é suficiente ter uma descrição generalista. Por exemplo, no caso de se querer vender uma camisola, é preciso indicar o modelo, cor, areferência, tamanho e preço com os stocks separados no sistema.
  • É preciso também ter um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
  • A terceira necessidade a ter em conta é as fotografias dos artigos. Se não tiveres boas fotografias, é mais difícil convencer os clientes a comprar. As fotos têm de ser atrativas e de qualidade, defende o responsável.
  • Outro ponto importante é que o layout não deve distrair o cliente do que realmente interessa: os produtos
  • Na fase construção da loja online, a parte mais importante é a da integração, porque ninguém quer ter de repetir o esforço da referenciação, das fotos e dos stocks e ter de carregar tudo manualmente num segundo sistema.
  • Outro ponto a dar atenção é o desenho gráfico. A facilidade de utilização e a atratividade visual numa loja online, especialmente se for Business 2 Consummer (B2C), são essenciais. A loja deve ser bonita, fácil de entender, sem lixo visual, e onde os artigos saiam naturalmente e só apareça o que realmente é importante, defende Duarte Miguel Freitas em declarações ao jornal.
  • Transparecer segurança, através de marcas conhecidas é outro ponto fundamental. Além disso, deve dar-se atenção ao SEO – Search Engine Optimization – e preencher todas as descrições e links dos produtos para manter a loja otimizada, de forma a ser encontrada nos motores de busca na Web.
  • Não se pode esquecer também os termos de utilização e as condições para devolução, que têm de ser muito claros.
  • Angariar clientes na Web é como o mel: funciona por atração, alerta o responsável, avisando de que é preciso ter em mente que uma loja online não deixa de ser uma loja, que precisa de ter pessoas a atender e tem custos de funcionamento.
  • É importante apostar em publicidade online, nomeadamente Facebook Ads, Google Adwords, Instagram, E-mail marketing e tudo o que for possível fazer para atrair tráfego para o site.
  • O CEO e fundador da Anturio considera que o tráfego mínimo para começar a vender será de 500 visitas por dia e normalmente uma taxa de conversão de 1% já é muito boa.
  • Recorda ainda o responsável que é preciso pessoas para manter o site, atender os clientes, gerir a publicidade online, alimentar o blog, etc. O ponto de contato do site pode ser via telefone ou e-mail – os mais credíveis – e isso implica ter também pessoas para responder aos pedidos dos clientes.
  • Uma das variáveis mais importantes para o negócio funcionar é o mercado a abordar. Não basta colocar uma loja online e começar a vender para todo o mundo. Isto por causa da língua e da logística. O ideal, defende, para uma loja online é conseguir um nicho de mercado, pois, na Internet, está a concorrer com lojas de todo o mundo.” 
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta