Comentários: 0
Guia para sobreviveres à sexta-feira negra de 2016 sem seres enganado
autorizado

A uma semana do Black Friday de 2016, que este ano acontece a 25 de novembro, é hora de começares a preparar-te para aproveitares ao máximo a agressiva campanha de descontos com que o comércio marca o arranque da campanha de natal. A sexta-feira negra, inspirada numa moda americana, tem sido um êxito os últimos anos em Portugal, com uma oferta cada vez maior de produtos e serviços a aderir. Mas há cuidados a ter nesta época de promoções.

Desde a eletrodomésticos, aparelhos móveis e outros dispositivos eletrónicos, roupa, acessórios de moda, carros, móveis, livros, brinquedos, alimentação, formação, viagens, saúide e beleza e artigos de ócio, quase tudo o que se vende está mais barato nos dias antes e depois do Black Friday, seja em lojas físicas ou na Internet.

Cuidados a ter

Os descontos variam entre 20% e 75%, sendo de esperar que a média do mercado se situe à dos 40%, tendo em conta os anos anteriores. As marcas devem apresentar os preços da campanha, mas também referir o custo original, bem como a percentagem de desconto. Além disso, deverão deixar bem claro prazo de duração da oferta.

Também é importante que a marca indique o preço final do produto (com IVA incluído), assim como os gastos de envio, os prazos de entrega, os meios de pagamento disponíveis, as garantias, condições, prazos e procedimentos de devolução e onde reclamar, caso seja necessário.

E estas reduções não devem nunca significar uma perda de qualidade. Por exemplo, se estiverem em caso artigos de segunda mão ou com defeitos isso terá de ser bem informado.

Nesta campanha, é possível que o comércio aplique condições especiais de compra, como não aceitar o pagamento com cartão ou não aceitar devoluções, mas as marcas terão sempre de anunciá-lo sempre de forma visível e clara para que os clientes o saibam.

Após a sexta-feira negra de 2015 a Deco - Associação do Consumidor veio dar a conhecer que tinham sido registados casos de fraude. Para evitar que sejas enganado na Black Friday de 2016, o melhor é seguires todos estes conselhos e comprovares sempre os dados da marca (nome completo, NIF, morada, email, telefone...), sobretudo nos casos em que não conheces a loja e se for online.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta