Portugal é o 16º país do mundo onde é preciso trabalhar mais dias para comprar este novo smartphone.
Comentários: 0

A Apple já apresentou a nova geração de iPhones 13. Os quatro novos smartphones apresentados pela gigante da maçã no dia 14 de setembro de 2021 perderam as bordas curvas e passaram a ter designs mais retos. Os preços, claro, variam consoante o modelo. Portugal, onde o preço oficial do iPhone 13 Pro (128 GB) começa nos 1.179 euros, é o 16º país do mundo onde é preciso trabalhar mais dias para ter este novo "topo de gama". 

Um estudo da Picodi.com comparou os preços do iPhone 13 Pro (128 GB) e os ganhos médios em vários países para calcular quantos dias as pessoas precisam de trabalhar para pagar a última estrela da Apple.

Segundo dados do INE, o salário médio em Portugal é de 1.010 euros líquidos. Quer isto dizer que para comprar o último iPhone, o português médio teria de trabalhar 24,5 dias (assumindo, claro, que gasta todos os seus rendimentos na compra). Em comparação com o índice do ano passado, o resultado de Portugal melhorou em 1,5 dias.

São os cidadãos suíços que precisam de menos dias de trabalho para comprar o novo iPhone: apenas 4,4 dias. Um norte-americano pode pagar o smartphone após 5,9 dias, enquanto um australiano após 6,4 dias.

Entre os países considerados, o pior resultado foi observado na Turquia, onde o iPhone vale 92,5 dias úteis. O segundo e terceiro resultados pertencem à Filipinas e ao Brasil – 90,2 e dias úteis, respetivamente.

Quantos dias é preciso trabalhar para comprar o novo iPhone 13?
Picodi

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta