A Apple anunciou que o Apple Park, o seu novo campus de 70 hectares nos EUA, começa a receber os trabalhadores da empresa em abril. A “transferência” dos mais de 12.000 funcionários da tecnológica estará concluída em seis meses. Os últimos trabalhos de construção devem continuar durante o verão, em simultâneo com a abertura de portas para os trabalhadores.
O Apple Park, concebido por Steve Jobs como um centro de criatividade e colaboração, vai transformar vários quilómetros de asfalto num oásis em pleno Vale de Santa Clara. O edifício central, que tem forma de anel e ocupa 26 hectares, tem os maiores painéis de vidro curvados do mundo.
Em homenagem a Steve Jobs – faria 62 anos a 24 de fevereiro –, o auditório da nova sede da empresa, que será inaugurado no final do ano, terá o nome Steve Jobs Theatre. Estará situado numa colina com vistas para o campo e e terá mil lugares. A entrada é formada por um cilindro de seis metros de altura e 50 metros de diâmetro, tendo um teto construído com fibra de carbono metálica.
“A visão que Steve tinha da Apple estava à frente do seu tempo. A sua intenção era que o Apple Park se transforma-se no centro de inovação para as gerações futuras”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “Os espaços de trabalho e as zonas verdes estão projetados para inspirar a nossa equipa e para proteger o meio ambiente. Conseguimos construir um dos edifícios com maior rendimento energético do mundo, o campus funcionará exclusivamente com energias renováveis”, acrescentou.
Funcionará apenas com energias renováveis
O Apple Park terá um espaço para visitantes com uma Apple Store e uma cafetaria, um ginásio de 9.290 m2 para os funcionários, instalações de I+D e o Steve Jobs Theater. Nas zonas verdes vai haver 3,2 quilómetros de caminhos para passear e correr, árvores e uma lagoa no centro do edifício principal.
O Apple Park, que foi projetado em colaboração com o estúdio de arquitetura Foster+Partners, substituirá mais de 46 hectares de asfalto por campos com mais de 9.000 árvores autóctones e resistentes a secas e funcionará apenas com energias renováveis. No telhado terá painéis solares com capacidade de 17 megawatts, pelo que será uma das maiores instalações de energia solar do mundo. E como é um complexo com ventilação natural não necessita de ar condicionado durante nove meses do ano.
O Apple Park visto à lupa:



Para poder comentar deves entrar na tua conta