Nova aplicação de videoconferência é da Reliance Industries e foi financiada por Mukesh Ambani, a pessoa mais rica da Ásia.
Comentários: 0
JioMeet: a app concorrente da Zoom que acaba de chegar da Índia e já é viral
Reliance Industries

A Reliance Industries, do magnata indiano Mukesh Ambani, que atraiu milhares de milhões de dólares em investimentos de gigantes como o Facebook e a Intel para os seus negócios digitais, lançou a aplicação de videoconferência JioMeet após o teste beta. A aplicação disponibilizada na passada quinta-feira à noite foi descarregada mais de 100 mil vezes na Google Play Store, em cerca de 24 horas. Na sexta-feira, a JioMeet tornou-se viral nas redes sociais ao lado da hashtag #MadeinIndia.

Como o Google Meet, Microsoft Teams e outros serviços, a JioMeet oferece chamadas ilimitadas de alta definição - mas, ao contrário da Zoom, não impõe limite de tempo de 40 minutos. As chamadas podem durar até 24 horas e todas as reuniões são criptografadas e protegidas por senha, segundo diz a empresa no site da JioMeet.

O lançamento, tal como escreve a Bloomberg, coincidiu com a proibição, por parte da Índia, de dezenas de aplicações populares de gigantes da tecnologia chinesas, incluindo a TikTok, da ByteDance, e a UC Web, da Alibaba, por ameaçarem, alegadamente, a segurança e a privacidade dos dados. 

Maior segurança e com mais serviços - a promessa do gigante asiático

A aplicação integra o império digital em rápida expansão de Ambani, que inclui a maior operadora de telecomunicações da Índia, com quase 400 milhões de utilizadores. Na sexta-feira, a Reliance anunciou que a Intel Capital investiu 253 milhões de dólares na Jio Platforms, uma unidade do conglomerado de Ambani. O braço da fabricante de chips dos EUA é o 11º investidor desde abril a anunciar financiamento para a plataforma de serviços digitais, que já levantou cerca de 1,2 biliões de rupias (cerca de15,7 mil milhões de dólares).

"A JioMeet será um disruptor muito confiável no segmento", disse Utkarsh Sinha, diretor da consultora Bexley Advisors. "Só o facto de não ter limites de tempo nas ligações faz com que seja um sério concorrente para a Zoom".

A Jio Platforms, segundo explica a agência de notícias, acumula uma ampla gama de serviços, desde streaming de música a comércio e pagamentos on-line, transformando-se rapidamente num grande grupo de comércio eletrônico que pode enfrentar o Google e o Amazon.com da Alphabet Inc. no seu próprio território. Como noutros lugares do mundo, as apps de videoconferência tornaram-se linhas de vida para milhões de indianos que trabalham em casas apertadas durante os bloqueios do Covid-19.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta