
O Parque da futura Feira Popular de Lisboa, que inclui o Parque Verde e o Jardim dos Professores – localizados entre o interface multimodal da Pontinha, PMO do Metropolitano de Lisboa, bairro da Padre Cruz e o Regimento de Engenharia nº 1 –, abrange uma área de aproximadamente 20 hectares, o equivalente a 20 campos de futebol.
O projeto de arquitetura paisagista foi desenvolvido pela Topiaris e a Quadrante, consultora portuguesa de engenharia e arquitetura, foi a empresa escolhida pela Câmara Municipal de Lisboa para realizar o projeto de infraestruturas.
“A Feira Popular foi desde sempre um espaço icónico na cidade de Lisboa e recordado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de a visitar no passado. O novo Parque Verde projeta uma nova centralidade, com grande potencial de atração de público, que aqui encontrarão um novo espaço verde com usos diversificados. Foi ainda contemplada a questão da otimização dos recursos de forma a tornar este projeto ambientalmente sustentável”, revela em comunicado Carlos Fernandes Jorge, responsável pela área de Water Utilities do Grupo Quadrante.
A Feira Popular de Lisboa foi criada em 1943 e fechou em 2003, depois de ter funcionado em locais na Palhavã, primeiro, e em Entrecampos, depois. No final de 2015, a autarquia anunciou que a Feira Popular iria voltar, inserida num parque urbano de 20 hectares em Carnide.
Para poder comentar deves entrar na tua conta