Comentários: 0
O cimento (provavelmente) mais ecológico do mundo é made in Portugal
GTRES

Depois das eco-casas, eco-biciletas e eco-camping... o eco-cimento. Apresenta-se como a mais recente descoberta da Universidade de Aveiro (UA) e quer ser uma alternativa sustentável na área da construção civil. O material foi desenvolvido com desperdícios das indústrias de celulose, isto é, cinzas e grãos de cal que vão parar a aterros.

O cimento “verde” foi desenvolvido por uma equipa de quatro investigadores da UA. A instituição, citada pelo Negócios, garante que este material “reduz drasticamente o uso de recursos naturais virgens e pode ser produzido à temperatura ambiente, diminuindo consideravelmente o consumo de energia". Segundo a UA “é, provavelmente, o cimento mais ecológico do mundo”.

"Os materiais produzidos são altamente sustentáveis, menos poluentes e a sua produção é rentável", assegura Manfredi Saeli, que desenvolveu o material a par com Rui Novais, Paula Seabra e João Labrincha. Segundo os investigadores, as propriedades do eco-cimento são uma “alternativa válida às produzidas com cimento Portland”, o cimento mais comum e cuja produção é altamente poluente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta