Nasceram mais de 5 mil empresas deste setor em 2019, um aumento de 24,3% face ao ano anterior.
Comentários: 0
Construção alimenta recorde de criação de novas empresas em Portugal
Photo by Greyson Joralemon on Unsplash

O ano de 2019 bateu o recorde de criação de novas empresas no país, com um aumento de 6,4%, para 48.854 unidades, face a 2018. O perfil setorial do tecido empresarial português sofreu alterações, com os transportes e a construção a registarem os maiores crescimentos no ano passado, substituindo as atividades imobiliárias e o alojamento e restauração, de acordo com o barómetro Informa D&B.

O setor da construção viu nascer 5.311 novas empresas em 2019, mais 1.037 quem em 2018. Trata-se de um aumento de 24,3%, num crescimento "especialmente acentuado" na “construção de edifícios” e em algumas atividades especializadas como a “montagem de trabalhos de carpintaria e caixilharia e pintura” e “instalação elétrica”, de acordo com o relatório.

Os setores e subsetores com maior ligação ao turismo foram em 2019 os que registaram maiores recuos na constituição de empresas, segundo o barómetro, nomeadamente as atividades imobiliárias, o alojamento de curta duração e os serviços turísticos, "todos eles protagonistas de significativos crescimentos em novas empresas até 2018".

“As atividades imobiliárias, com forte ligação ao setor da construção, protagonizaram uma grande vaga de empreendedorismo nos anos mais recentes, mas em 2019 registaram uma das maiores descidas nos nascimentos (-6,0%), sobretudo no distrito de Lisboa", indica o relatório, acrescentando que "desta vaga recente de empreendedorismo (desde 2014), a esmagadora maioria das empresas constituídas (93%) ainda se mantém em atividade e teve como consequência uma renovação do tecido neste setor, sendo que quase metade das empresas tem até cinco anos".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta