Imobiliário e construção: há cada vez mais empresas a nascer
O mercado imobiliário tem revelado um “grande dinamismo” no país para dar resposta à falta de casas e à crescente procura por imóveis, sobretudo, para comprar.
Criação de empresas: imobiliário e construção com o maior crescimento
A criação de empresas em Portugal registou um aumento, desde início de 2025 até final do mês de julho, de mais 263 constituições, ou seja, +0.8% face a período homólogo do ano passado, o que em números totais de novas empresas se traduz em 32.422. Os setores do imobiliário e da construção impulsionaram este crescimento.
Imobiliário e construção com mais empresas e menos falências até junho
A atividade empresarial em Portugal parece estar de boa saúde para o imobiliário e construção, tendo registado das maiores subidas anuais na constituição de novas empresas nos primeiros seis meses de 2025.
Imobiliário lidera criação de empresas – na construção também há mais
Há cada vez mais empresas a nascer no universo da construção e imobiliário em Portugal. Só entre janeiro e maio, foram criadas 2.869 empresas especializadas em atividades imobiliárias, mais 24% do que no mesmo período do ano anterior.
Imobiliário e construção lideram criação de empresas no início de 2025
O mercado laboral português tem registado uma queda no número de novas empresas no arranque de 2025. Mas não em todos os setores.
Criação de empresas de imobiliário cresce – mas de construção cai
O arranque de 2025 foi marcado por uma queda na criação de empresas em Portugal – no setor da construção inclusive. Mas as atividades imobiliárias destacaram-se como um dos únicos setores onde se registou um crescimento na criação de novas empresas.
Construção continua a crescer: há mais 4 mil novas empresas este ano
A construção em Portugal continua a crescer, numa altura em que estão em curso centenas de obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que vieram pressionar ainda mais a alta procura por empresas deste setor.
Alojamento Local: criação de novas empresas cai 24% num ano
O Alojamento Local (AL) tem estado envolto de polémicas nos últimos tempos. O anterior Governo socialista criou várias medidas penalizadoras da atividade (como a contribuição extraordinária e a suspensão de licenças de AL, por exemplo), para que mais casas de alojamento de curta duração fossem colocadas no mercado de arrendamento tradicional. Mas o novo Executivo de Montenegro já está a colocar um ponto final nestas medidas sobre o AL que considera “erradas”. A verdade é que esta incerteza sobre a atividade do AL teve impacto no tecido empresarial: entre janeiro e julho desde ano registou-se um recuo de 24% no número de novas empresas de Alojamento Local.
Construção e imobiliário a crescer: há mais empresas novas em 2022
O setor da construção e imobiliário vive um bom momento em 2022, apesar dos vários constrangimentos que sente devido à subida dos preços dos materiais, da energia, dos custos com a mão de obra e das taxas de juro em alta. Até outubro deste ano, o número de empresas cresceu, quer no ramo da construção (+8,2%), quer nas atividades imobiliárias (+13%), face ao mesmo período do ano passado. Já as insolvências caíram na construção entre estes dois momentos.
Construção alimenta recorde de criação de novas empresas em Portugal
O ano de 2019 bateu o recorde de criação de novas empresas no país, com um aumento de 6,4%, para 48.854 unidades, face a 2018. O perfil setorial do tecido empresarial português sofreu alterações, com os transportes e a construção a registarem os maiores crescimentos no ano passado, substituindo as atividades imobiliárias e o alojamento e restauração, de acordo com o barómetro Informa D&B.
OptimHome, a imobiliária sem lojas que está a crescer em Portugal
O negócio da OptimHome, a primeira rede imobiliária a funcionar sem espaços físicos (sem lojas) em Portugal – opera no país desde 2014 –, “tem vindo a crescer”. Quem o diz é Luís Lopes, coordenador comercial da mediadora de origem francesa. “Temos cerca de 3.000 imoveis angariados em todo o país e cerca de 100 comerciais. Estamos com um bom crescimento. A meio deste ano conseguimos fazer o equivalente ao ano passado todo”, conta ao idealista/news.
mediação imobiliária com futuro incerto
a crise deixa antever um futuro pouco risonho para o sector imobiliário, já que as empresas de mediação estão pessimistas quanto ao futuro.