Fundo de Estabilização da Segurança Social já vale quase 30 mil milhões

Segurança Social: Fundo de Estabilização já vale quase 30.000 milhões

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) – criado em 1989 para assegurar o pagamento de pensões num cenário em que o sistema entra em défice – fechou 2023 a valer cerca de 29,8 mil milhões de euros. Trata-se de um valor que cobre 21 meses da despesa com pensões contributivas e que representa uma valorização de 6,8 mil milhões de euros num ano. Em causa estão dados provisórios do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

A reforma espetacular de uma casa construída há 40 anos em Taiwan

Kaohsiung é a segunda cidade mais populosa de Taiwan, com quase 2,8 milhões de habitantes. É considerada a cidade cultural do país e, ao contrário de Taipei, a capital, as suas ruas e avenidas são mais largas e grandes. Embora isso não signifique que as ruas da cidade velha não sejam estreitas.
Melhores e piores países para reformados

Os melhores (e piores) sistemas de pensões do mundo são…

Que país tem o melhor sistema de reformas/pensões do mundo? O primeiro lugar é ocupado por Países Baixos, que destronou a Islândia, que ocupa, agora, a segunda posição do ranking. Em causa está um índice global anual realizado pela Mercer. A completar o pódio encontra-se a Dinamarca. 
Este país não é para velhos? O que esperar das pensões em Portugal

Este país não é para velhos? O que esperar das pensões em Portugal

Esta é uma discussão antiga. Irá a Segurança Social (SS) falir? Terão os portugueses direito à sua mais que merecida reforma. Em tempos de crise, com a inflação a bater recordes, o tema volta a dar que falar. O primeiro-ministro António Costa já disse, de resto, que nunca aceitará colocar em causa a sustentabilidade do sistema de SS, salientando, no entanto, que era impossível suportar maiores aumentos das pensões. Uma coisa é certa: com o passar dos anos, seremos menos e mais velhos na Europa, sobretudo em Portugal. O que terá impacto, claro, nas reformas. 
Cuidados a ter na subscrição de poupanças pela internet

Subscrever poupanças pela internet? Dicas e cuidados a ter

A literacia financeira dos portugueses está bastante abaixo da média mundial, um cenário que não é de agora e que tenderá a manter-se, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos e tendo em conta que a complexidade evidente dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital, que está a evoluir à boleia da tecnologia. No artigo desta semana da Deco Alerta abordamos os cuidados a ter na subscrição de poupanças, nomeadamente através da internet, e damos algumas dicas a ter em conta sobre este tema. Toma nota. 
pensões

Tabelas do IRS sobre as pensões mudam em julho – explicamos tudo

As tabelas de retenção na fonte do IRS sobre as pensões vão ter um novo ajustamento a partir de julho para acomodar o aumento extra de até 10 euros que abrange os pensionistas que recebem até 1.108 euros. A alteração às tabelas de retenção na fonte sobre as pensões consta de um despacho do secretár