O túnel subaquático Fehmarnbelt, que irá reduzir o tempo de viagem entre a Dinamarca e a Alemanha, para apenas alguns minutos, vai mesmo avançar. As obras - daquele que será, de resto, o túnel ferroviário e rodoviário mais logo do mundo -, deverão arrancar a 1 de janeiro de 2021, no lado dinamarquês, e ficar prontas para continuar no lado alemão em meados de 2022.
O ministro dos Transportes da Dinamarca, Benny Engelbrecht, citado pela Euronews, descreveu o túnel como "uma nova porta de entrada para a Europa e uma nova passagem para futuras soluções de transporte verde”. O túnel de quase 18 quilómetros vai ligar as ilhas dinamarquesas de Lolland-Falster à região alemã de Schleswig-Holstein, passando sob o mar Báltico
A construção deveria começar já este ano, mas foi adiada por seis meses devido à pandemia da Covid-19, segundo a mesma publicação. O projeto, que irá custar 52,6 bilhões de coroas dinamarquesas (7 bilhões de euros) contará com uma ferrovia e rodovia, que permitirá que comboios e carros atravessem o túnel em apenas sete e dez minutos, respetivamente. Atualmente, um ferry demora cerca de uma hora para fazer a travessia.
A obra deverá ficar completamente concluída em meados de 2029.
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