Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Produção na construção em Portugal regista maior subida da UE

Portugal registou um crescimento de 2,4% na construção, a maior subida mensal entre os Estados-membros, revelou o Eurostat.

Photo by Ivan Bandura on Unsplash
Photo by Ivan Bandura on Unsplash
Autor: Lusa

A produção na construção recuou em agosto na zona euro e União Europeia (UE), quer na variação homóloga, quer em cadeia, com Portugal a registar a maior subida mensal entre os Estados-membros (2,4%), de acordo com o Eurostat.

Segundo o gabinete estatístico europeu, em agosto, a produção da construção caiu 1,6% na zona euro e 1,0% na UE face ao mesmo mês de 2020 e 1,3% e 1,8%, respetivamente, face a julho.

Eurostat
Eurostat

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores decréscimos homólogos na produção de construção foram registados em Espanha (-13,9%), Roménia (-7,0%) e Eslovénia (-6,8%) e os principais aumentos foram observados na Hungria (10,2%), Polónia (7,9%) e Finlândia (4,7%).

Na variação em cadeia, os maiores recuos na produção da construção foram registados na Suécia (-10,5%), Hungria (-5,9%) e Alemanha (-3,1%) e os avanços mais significativos foram registados em Portugal (2,4%), Eslováquia (1,9%) e Polónia (1,6%). Na comparação homóloga, o indicador avançou 2,8% em Portugal.