Trata-se de um arquivo muito importante na história da arquitetura mundial, tendo sido doado pela família de Lucio Costa.
Comentários: 0
Acervo do arquiteto e urbanista Lucio Costa está em Portugal
Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura

O acervo do arquiteto e urbanista brasileiro Lucio Costa (1902-1998), que concebeu a capital do Brasil (Brasília) em meados do século XX, já está em Portugal, tendo sido doado à Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, em Matosinhos, pela sua família.

Segundo o Público, as últimas das cerca de 11 mil peças chegaram a solo nacional este mês, sendo que as negociações desta doação à Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura decorrem desde 2018.

Trata-se de um arquivo muito importante na história da arquitetura mundial – Brasília é património da humanidade desde 1987 –, escreve a publicação, salientando que está em causa mais uma conquista da Casa da Arquitetura, que recebeu há um ano a doação do acervo de Paulo Mendes da Rocha.

O que se pode encontrar no acervo de Lucio Costa? O destaque vai para, entre muitos outros, documentos fundadores do Brasil moderno, como os cinco painéis que Lucio Costa entregou no concurso público lançado pelo Presidente Juscelino Kubitschek para a construção de uma nova capital capaz de ser um símbolo da afirmação do Brasil. E ainda para os desenhos para a implantação da Praça dos Três Poderes, onde Oscar Niemeyer ergueu os edifícios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. 

“Já tinha tido solicitações do MoMA [Museu de Arte Moderna de Nova Iorque] e do Centro Pompidou [em Paris] para alguns projetos, no sentido de compra e venda, mas isso não me interessa. Não trabalhei 20 anos para espalhar o acervo”, diz Julieta Sobral, designer gráfica e neta de Lucio Costa, citada pelo Público.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta