Nova linha do metro terá um total de 19 estações e cerca de 13 km de extensão. Está prevista para final de 2025.
Comentários: 0
Linha Violeta
Metro de Lisboa

O Metro de Lisboa vai expandir-se. A nova Linha Violeta, prevista para final de 2025, irá ligar, à superfície, os concelhos de Loures e Odivelas. Terá um total de 19 estações e cerca de 13 km de extensão, num investimento que deverá rondar os 250 milhões de euros.

O Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas assinaram um protocolo de cooperação, dando início ao estudo, planeamento e concretização do projeto de expansão da cobertura intermodal da atual linha Amarela do Metropolitano de Lisboa. A Linha Violeta, como foi designada, “promoverá uma ligação rápida e estruturante entre os importantes polos dos dois municípios”, estendendo-se num corredor em “C”, ligando o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas.

Com um total de 19 estações e cerca de 13 km de extensão, a Linha Violeta servirá:

  • no concelho de Loures com 11 estações nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas numa extensão de cerca de 7,4 km;
  • e no concelho de Odivelas serão implantadas 8 estações nas freguesias de Póvoa de Sto. Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças numa extensão total de cerca de 5,1 km.

As estações terão diferentes tipologias (13 de superfície, 3 subterrâneas e 3 em trincheira).

metro
Foto de Eddi Aguirre no Unsplash

Segundo o comunicado do Metro de Lisboa, estão concluídas as fases de Diagnóstico e Viabilidade do projeto, o Estudo Prévio e o Estudo de Impacte Ambiental. "Na fase de Programa Base/Estudo de Viabilidade, foram analisadas as alternativas de traçado identificadas pelos municípios, o espaço urbano e as suas condicionantes, localizações alternativas de estações, o parque de material e oficinas necessário a uma operação eficiente e os critérios do sistema de Metro Ligeiro de Superfície e o seu modo simplificado de operação", lê-se ainda. 

O estudo de Impacte Ambiental deste projeto foi entregue à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a 31 de agosto de 2022, encontrando-se em curso a Avaliação de Impacte Ambiental. Após esta análise será emitida uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA), "a qual poderá possibilitar, nos termos estabelecidos pela APA, o posterior lançamento do concurso para a empreitada de conceção e construção".

O investimento de 250 milhões de euros na construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, encontra-se inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência e a data prevista de conclusão de empreitada será no último trimestre de 2025.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta