
Junto à margem do rio Douro, há um novo projeto residencial a nascer pela mão da Emerge - Mota-Engil Real Estate, empresa de promoção e desenvolvimento imobiliário do grupo Mota-Engil. Situado na Quinta da China, no Porto, o empreendimento Aurios vai colocar no mercado um total de 48 casas, com um investimento previsto de 70 milhões de euros. A fase de pré-venda das habitações já arrancou.
É na encosta do rio Douro, que está a nascer o Aurios com 15.583 metros quadrados, um empreendimento residencial que vai contar com 26 moradias e 22 apartamentos. A construção deste projeto já está a decorrer e deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2025, explicam desde a Emerge, em comunicado enviado às redações.
Foi no passado dia 21 de janeiro que a Emerge apresentou o empreendimento Aurios ao mercado. E deu início à pré-venda destas casas localizadas na Quinta da China, no Porto, tendo como parceiros comerciais a JLL e a Predibisa. O valor pelo qual estas casas estão a ser vendidas não foi revelado no documento. Mas sabe-se que o investimento total previsto para a construção deste projeto residencial é de 70 milhões de euros.
Assim, a Mota-Engil colocou em marcha o projeto imobiliário na Quinta da China, que já havia idealizado há, pelo menos, duas décadas.

Como vão ser estas novas casas no Porto?
O empreendimento Aurios foi desenhado pelo gabinete VMA Arquitetura. E procura aliar a sustentabilidade à arquitetura. Aqui vão ser utilizados “materiais naturais tradicionais e ecologicamente sustentáveis, como a cortiça e o granito, e outros de elevada durabilidade e baixo impacto ambiental, como o zinco, também otimizam o conforto”, explicam no documento. Desta forma, o Aurios vai fundir-se com a paisagem e terá a sua pegada ecológica minimizada.
Portanto, as 48 casas vão ser edificadas tendo em conta os padrões de construção sustentável. De acordo com a Emerge, vai haver uma “forte aposta na utilização de energias renováveis e a cuidadosa implementação de medidas de eficiência, passivas e ativas, que classificam o empreendimento Aurios com elevado nível de certificação energética”.
Além dos materiais de construção sustentáveis selecionados, o empreendimento Aurios vai dispor de painéis fotovoltaicos e sistemas eficientes de aquecimento de águas e de climatização, que vão garantir “soluções energéticas otimizadas”, explicam ainda.
“Os sistemas em conjunto permitem diminuir o impacto ambiental, mas também reduzir ao mínimo os consumos dos moradores em termos de energia e água. A poupança energética é promovida também nas soluções de iluminação, interiores e exteriores, sem renunciar à comodidade e segurança”, resumem no comunicado.

Para poder comentar deves entrar na tua conta