O projeto, no qual investiram mais de 800 milhões de dólares, está envolvido em algumas disputas judiciais.
Comentários: 0
San Francisco
Getty images

As inexplicáveis mais de cem compras de terrenos feitas pela empresa Flannery Associates, propriedade de um antigo funcionário da Goldman Sachs, Jan Sramek, parecem ter finalmente uma explicação. A promotora pretende criar uma megacidade verde em terrenos agrícolas na Califórnia com o apoio de alguns dos nomes mais proeminentes de Silicon Valley como Mike Moritz, ex-presidente da Sequoia Capital, ou Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros. Investimento já ronda os 800 milhões de dólares (741 milhões de euros).

O megaprojeto parece estar já envolvido em alguma polémica. Os vizinhos das redondezas têm dúvidas sobre a construção da nova cidade, especialmente no condado de Solano, 80 quilómetros ao norte de São Francisco.

Disputas judiciais em causa

A Flannery, empresa que se tornou a maior proprietária de terras do condado, entrou com uma ação em maio contra outros proprietários locais que, segundo o seu relato, se uniram para inflacionar os preços, mesmo oferecendo quantias acima do valor pelo qual o terreno foi inicialmente adquirido. Foi nesse momento que se soube que a empresa tinha adquirido propriedades desde 2018 por um total de mais de 800 milhões de dólares.

Essas ações envolveram o novo projeto em disputas judiciais com proprietários dos terrenos. Do outro lado está também John Garamendi, um representante democrata dos EUA cujo distrito abriga uma base aérea que foi cercada por terras compradas pela Flannery. Ao que tudo indica, Garamendi pediu informações ao FBI e à Força Aérea para saber se por detrás do comprador estava uma empresa chinesa, algo que já acontecia perto de uma base aérea em Dakota do Norte há um ano, quando a venda foi negada por ser considerada um risco à segurança nacional.

Deve-se notar que o complexo processo de desenvolvimento urbano da Califórnia torna improvável que Flannery obtenha o apoio necessário para construir milhares de casas, estradas e outras infraestruturas em terras para agricultura e energia eólica, algo que o próprio Garamendi apontou. Assim, sublinhou que a melhor solução teria sido negociar com as comunidades locais para conhecer os seus interesses e poder desenvolver uma proposta benéfica para todas as partes.

Outros milionários já construíram cidades

O projeto da Flannery não é o primeiro da elite rica a construir uma cidade a partir das suas próprias ideias. Elon Musk, o homem mais rico do mundo de acordo com o Bloomberg Millionaires Index, está a tentar construir uma cidade para funcionários da Tesla, SpaceX e Boring Co., a leste de Austin, Texas.

Na mesma lista está o bilionário Les Wexner, ex-dono da Victoria's Secret, que transformou New Albany, uma comunidade nos arredores de Columbus, numa das áreas mais nobres de Ohio.

Finalmente, Larry Ellison, o quarto homem mais rico do mundo, com cerca de 129 milhões de dólares, cerca de 119,5 milhões de euros, ficou com 98% da ilha de Lanai para transformá-la num paraíso para os ricos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta