
O setor da construção na Zona Euro tem-se visto a braços com os efeitos da inflação nos custos dos materiais e mão de obra, a par do aumento dos juros no financiamento bancário. Como se não bastasse, também se observou uma diminuição da procura de casas à venda e a queda de investimento em imóveis comerciais. Nesta conjuntura desafiante, a dinâmica da construção na Europa arrefeceu durante vários meses de 2023. Mas o final do ano trouxe uma lufada de ar fresco: a construção foi mais produtiva na União Europeia (UE), tendo crescido 2,4% em dezembro de 2023 face ao período homólogo, o maior aumento desde maio de 2022. E a construção em Portugal cresceu mais.
“Em dezembro de 2023, a produção na construção aumentou 1,9% na área do euro e 2,4% na UE em comparação com dezembro de 2022”, destaca o Eurostat na nota estatística divulgada esta terça-feira, dia 20 de fevereiro. E diz ainda que “a produção média anual na construção para o ano de 2023, em face a 2022, aumentou 0,2% na área do euro e 0,1% na UE”.
Esta é uma evolução positiva da atividade da construção na Europa tendo em conta que na maioria dos meses anteriores a produção terá sido negativa em termos homólogos. Aliás, em novembro de 2023 a dinâmica da construção caiu 1,9% face ao mesmo mês de 2022 tanto na zona euro, como nos países que compõe a UE.
Desagregando a produção da construção na Europa, verifica-se que houve um aumento mais expressivo da atividade da engenharia civil em termos homólogos:
- Construção civil aumentou 1,3% na área euro e 1,1% na UE;
- Engenharia civil subiu 4,7% na zona euro e 4,1% na UE;
Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, contabilizaram-se 11 países com uma atividade da construção positiva, sendo que os maiores aumentos anuais da produção foram registados na Roménia (+30,7%), na Polónia (+18,9%) e na Bélgica (+10,7%). Em Portugal e Espanha, a construção cresceu 5,6% entre dezembro de 2023 e o período homólogo.
Ainda assim, a atividade da construção continuou a cair em 8 Estados-membros, com as maiores diminuições a serem observadas na Eslováquia (-10,4%), Áustria (-8,7%) e na Suécia (-6,1%).
Atividade da construção aumenta 1,2% na UE face a novembro
Também em termos de variação mensal, observa-se uma recuperação na construção. “Em dezembro de 2023, em comparação com novembro de 2023, a produção ajustada sazonalmente na construção aumentou 0,8% na área do euro e 1,3% na UE”, de acordo com as estimativas do serviço de estatística da União Europeia. De notar que “em novembro de 2023, a produção na construção caiu 0,4% na área do euro e 0,5% na EU.”
Em termos de desagregação da atividade da construção europeia, verifica-se que esta maior produtividade mensal se deve à construção civil:
- Construção civil aumentou 1,1% na área euro e 1,4% na UE;
- Engenharia civil diminuiu 0,6% na Zona euro e caiu 1,1% na UE.
Entre os Estados-membros, os aumentos mensais mais elevados na produção na construção foram registados na Roménia (+10,3%), na Polónia (+8,5%) e na Hungria (+5,0%). As maiores diminuições foram observadas na Eslováquia (-10,0%), Alemanha (-3,4%) e Áustria (-1,9%). Em Portugal, a produção da construção avançou 0,8% face a novembro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta