Imobiliário e construção recorrem à “via verde” para reforçar mão de obra
A contratação de trabalhadores estrangeiros ganhou um novo impulso no setor da construção e do imobiliário através da “via verde” para migração laboral regulada. Em pouco mais de sete meses, 1.305 imigrantes receberam visto ao abrigo deste regime especial, um mecanismo que está a tornar-se crucial numa altura em que as empresas enfrentam falta estrutural de mão de obra.
Setor da construção na Europa com tendência de crescimento até 2028
O setor da construção civil na Europa estabilizou e apresenta sinais de recuperação nas principais economias, prevendo-se um crescimento mais sólido entre 2026 e 2028, além de um renascimento de novos projetos de construção residencial e um maior crescimento na construção de edifícios de escritórios.
Setor da construção cresce 5,5% por ano até 2030, antecipa Deloitte
A tensão geopolítica vivida durante o ano de 2024 levou a um abrandamento no setor da construção. No entanto, fatores como o aumento da urbanização, envelhecimento da população, digitalização e descarbonização deverão impulsionar fortes investimentos nas áreas dos transportes, energia, telecomunicações e ativos digitais, apoiados pela adoção de Building Information Modelling (BIM) e soluções de gestão baseadas em Inteligência Artificial (IA), o que deverá levar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,5% na construção até 2030.
Residência de estudantes abre portas na Guarda em setembro de 2026
A empreitada de construção da nova residência de estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foi consignada à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda por 5,03 milhões de euros. Esta residência, com 152 camas, deverá ficar concluída em setembro de 2026, a tempo do início do próximo ano letivo.
Construção em Portugal acompanha expansão da atividade económica
No terceiro trimestre deste ano registou-se uma expansão da atividade económica em Portugal, com um aumento de 2,4% em comparação com o mesmo trimestre de 2024. Um crescimento da economia no país que é acompanhada pelo setor da construção. O desemprego nesta área de atividade, por exemplo, registou, em setembro, uma quebra de 10% face ao mesmo mês de 2024. E mais: o número de licenciamentos de fogos em construções novas cresceu 23,1% em termos homólogos.
IVA a 6% na construção: Governo quer medida com efeito retroativo
O ministro das Infraestruturas e Habitação disse esta quarta-feira, dia 12 de novembro de 2025, que o Governo propôs garantir a retroatividade da entrada em vigor do IVA a 6% na construção, após associações do setor terem alertado que a demora na implementação o poderia paralisar.
Matosinhos recebe a Semana da Reabilitação Urbana do Porto em novembro
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai estrear-se num novo palco: a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, entre os dias 12 e 14 de novembro. O evento, considerado um dos maiores fóruns nacionais dedicados à habitação, construção e sustentabilidade, onde o idealista é o portal oficial, promete três dias intensos de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos.
Construção de habitação pública: Governo aumenta limiares do ajuste direto
O Governo alargou os limiares do ajuste direto para construção de habitação pública ou a custos controlados. O objetivo, segundo se lê no decreto-lei publicado em Diário da República no dia 23 de outubro de 2025, é aumentar a “oferta habitacional” e dar resposta ao “desequilíbrio entre oferta e procura”.
Economia pode absorver parte da descida do IVA na construção
O presidente do Grupo DST, José Teixeira, alerta que a recente descida do IVA para 6% na construção poderá não beneficiar plenamente quem compra casa, devido à atual “economia quente”. Em entrevista ao programa “Conversas com CEO”, o empresário sublinha que a maior parte do incentivo será absorvida pelo mercado, ficando apenas uma fração para o consumidor final.
José Teixeira considera que, para aumentar o acesso à habitação e reduzir custos, é fundamental apostar na industrialização e na construção modular, com inovação e arquitetura de referência acessível a todos.
Projeto linha de alta velocidade vai levar à demolição de 236 edifícios
As demolições previstas no projeto da linha de alta velocidade entre o Porto e Oiã são de 236, das quais 185 habitações e 45 empresas, segundo o projeto de execução submetido pelo consórcio AVAN Norte, já em consulta pública. De acordo com o documento, disponibilizado no portal participa.pt e disponível para consulta pública até 11 de novembro, “no caso de Afetações Diretas no Projeto de Execução”, estão em causa 185 habitações e 45 atividades económicas, “totalizando 230 afetações”.
Casa Branca inicia demolições para novo salão de baile na Ala Leste
A demolição de uma parte da Ala Leste, na Casa Branca, nos Estados Unidos (EUA), começou esta terça-feira, dia 21 de outubro de 2025, para a construção de um salão de baile, informou o jornal Washington Post. Para realizar a demolição, a Casa Branca insistiu que não precisa da aprovação do organismo responsável por permitir a construção de obras e grandes renovações em edifícios governamentais na área de Washington, a Comissão Nacional de Planeamento da Capital.
Portugal dos Pequenitos investe sete milhões em cinco edifícios
A construção de cinco edifícios em escala reduzida, da autoria de arquitetos contemporâneos, no parque do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, deverá arrancar em janeiro do próximo ano, avançou recentemente o diretor do parque temático, Nuno Gonçalves.
Londres estuda reduzir habitação a custos controlados para acelerar oferta de casas
A Autoridade da Grande Londres (GLA) está a considerar reduzir a percentagem de habitação acessível exigida nos novos empreendimentos – atualmente fixada em 35% – com o objetivo de reativar a construção de habitação na capital. Esta medida surge em resposta às queixas do setor da promoção e do imobiliário, que considera que o atual limite dificulta a viabilidade dos projetos. O setor propôs reduzir o objetivo para um valor entre 10% e 15%.
Criação de empresas: imobiliário e construção são motores de crescimento
Até 30 de setembro, Portugal registou a constituição de 40.465 novas empresas, um aumento de 2,4% face ao mesmo período do ano passado, com o setor da construção e o imobiliário a destacarem-se como motores do crescimento. Entre janeiro e setembro de 2025, mais de metade dos setores económicos registaram crescimento na criação de novas empresas. “As atividades imobiliárias cresceram 22% (+860 constituições) e a construção 13% (+607 constituições)”, refere em comunicado a Informa D&B, sublinhando o dinamismo destes setores face ao contexto nacional.
OE2026: setor da construção reclama revisão fiscal e mais incentivos
A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) é “de continuidade”, faltando-lhe medidas "indispensáveis" para dinamizar o setor e responder à crise da habitação.
Casais avança para a segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub
A segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub (MITH), em Guimarães, acaba de ser lançada pelo Grupo Casais e centra-se na construção de infraestruturas de comércio e serviços e no reforço das infraestruturas para habitação.
Centro de dados nasce em Aljustrel após investimento de 200 milhões
Um centro de dados vai ser instalado no concelho de Aljustrel, no distrito de Beja, num investimento “superior a 200 milhões de euros” que permitirá a criação de 65 novos postos de trabalho, foi anunciado esta terça-feira (30 de setembro de 2025).
Governo quer garantir alojamento temporário a trabalhadores da construção
O Governo vai apoiar os trabalhadores do setor da construção com alojamento temporário, anunciou esta quinta-feira, dia 25 de setembro de 2025, o ministro das Infraestruturas e Habitação. Em declarações aos jornalistas, Miguel Pinto Luz fez referência à necessidade de “garantir condições de vida digna” aos trabalhadores do setor da construção.
Grupo de Pedro Paixão compra imóvel da falida construtora madeirense
O grupo Vipa, liderado por Pedro Paixão, assegurou a compra do principal ativo imobiliário da construtora madeirense Multimade, que faliu em 2023 deixando cerca de 100 trabalhadores no desemprego. A aquisição, concluída no passado dia 10 de setembro, representa um investimento de 600 mil euros e poderá transformar um espaço abandonado em polo estratégico para a economia regional.
Multinacional francesa aposta em Portugal com investimento milionário
O grupo francês Soprema, líder global na produção de soluções para impermeabilização, isolamento térmico e acústico, anunciou esta segunda-feira, dia 15 de setembro de 2025, um investimento superior a 100 milhões de euros em Portugal, reforçando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção.
Formação intensiva em construção civil regressa em outubro
A segunda edição do Build Lab – Escola de Formação em Construção Civil – vai decorrer nos dias 3 e 4 de outubro, em Paços de Ferreira, com a finalidade de colmatar a falta de formação técnica prática no setor da construção. A iniciativa, gratuita e certificada, tem como objetivo formar novos profissionais de competências essenciais, combinando teoria e prática em ambiente de obra real.
"É muito difícil encontrar mão de obra na construção"
A escassez de trabalhadores qualificados na construção civil está a tornar-se um dos maiores entraves para o setor em Portugal, nomeadamente em projetos de grande dimensão como o Arcaya, no Algarve, avaliado em 700 milhões de euros. Paulo Loureiro, CEO da Bondstone, admite que encontrar mão de obra no mercado é “muito difícil”, o que ameaça os prazos e os custos de execução.
Construtoras portuguesas unidas no projeto da fábrica da Lufthansa
A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e a Ferreira Construção juntaram-se numa candidatura para construir a futura fábrica da Lufthansa Technik em Santa Maria da Feira. O projeto vai nascer no parque industrial Lusopark, num terreno de 230.000 metros quadrados (m2) adquirido pela multinacional alemã, e deverá criar cerca de 700 postos de trabalho. O investimento, avaliado em 227,6 milhões de euros, contempla uma unidade de 54.000 m2 dedicada à manutenção, reparação e revisão de motores e componentes de aeronaves.
Imobiliário e construção: há cada vez mais empresas a nascer
O mercado imobiliário tem revelado um “grande dinamismo” no país para dar resposta à falta de casas e à crescente procura por imóveis, sobretudo, para comprar.
Nova sala de espetáculos em Viseu promove expansão urbanística
Vai nascer em Viseu uma das maiores salas de espetáculos da região Centro. Trata-se do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu (CAEV), que prevê um investimento de 20 milhões de euros.