Mão-de-obra estrangeira

Imobiliário e construção recorrem à “via verde” para reforçar mão de obra

A contratação de trabalhadores estrangeiros ganhou um novo impulso no setor da construção e do imobiliário através da “via verde” para migração laboral regulada. Em pouco mais de sete meses, 1.305 imigrantes receberam visto ao abrigo deste regime especial, um mecanismo que está a tornar-se crucial numa altura em que as empresas enfrentam falta estrutural de mão de obra.
Construção

Setor da construção cresce 5,5% por ano até 2030, antecipa Deloitte

A tensão geopolítica vivida durante o ano de 2024 levou a um abrandamento no setor da construção. No entanto, fatores como o aumento da urbanização, envelhecimento da população, digitalização e descarbonização deverão impulsionar fortes investimentos nas áreas dos transportes, energia, telecomunicações e ativos digitais, apoiados pela adoção de Building Information Modelling (BIM) e soluções de gestão baseadas em Inteligência Artificial (IA), o que deverá levar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,5% na construção até 2030.
Construção de residências de estudantes

Residência de estudantes abre portas na Guarda em setembro de 2026

A empreitada de construção da nova residência de estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foi consignada à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda por 5,03 milhões de euros. Esta residência, com 152 camas, deverá ficar concluída em setembro de 2026, a tempo do início do próximo ano letivo.
Construção

Construção em Portugal acompanha expansão da atividade económica

No terceiro trimestre deste ano registou-se uma expansão da atividade económica em Portugal, com um aumento de 2,4% em comparação com o mesmo trimestre de 2024. Um crescimento da economia no país que é acompanhada pelo setor da construção. O desemprego nesta área de atividade, por exemplo, registou, em setembro, uma quebra de 10% face ao mesmo mês de 2024. E mais: o número de licenciamentos de fogos em construções novas cresceu 23,1% em termos homólogos.
Porto

Matosinhos recebe a Semana da Reabilitação Urbana do Porto em novembro

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai estrear-se num novo palco: a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, entre os dias 12 e 14 de novembro. O evento, considerado um dos maiores fóruns nacionais dedicados à habitação, construção e sustentabilidade, onde o idealista é o portal oficial, promete três dias intensos de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos.
José Teixeira

Economia pode absorver parte da descida do IVA na construção

O presidente do Grupo DST, José Teixeira, alerta que a recente descida do IVA para 6% na construção poderá não beneficiar plenamente quem compra casa, devido à atual “economia quente”. Em entrevista ao programa “Conversas com CEO”, o empresário sublinha que a maior parte do incentivo será absorvida pelo mercado, ficando apenas uma fração para o consumidor final. José Teixeira considera que, para aumentar o acesso à habitação e reduzir custos, é fundamental apostar na industrialização e na construção modular, com inovação e arquitetura de referência acessível a todos.
Comboios

Projeto linha de alta velocidade vai levar à demolição de 236 edifícios

As demolições previstas no projeto da linha de alta velocidade entre o Porto e Oiã são de 236, das quais 185 habitações e 45 empresas, segundo o projeto de execução submetido pelo consórcio AVAN Norte, já em consulta pública. De acordo com o documento, disponibilizado no portal participa.pt e disponível para consulta pública até 11 de novembro, “no caso de Afetações Diretas no Projeto de Execução”, estão em causa 185 habitações e 45 atividades económicas, “totalizando 230 afetações”.
Ala Leste da Casa Branca, Estados Unidos.

Casa Branca inicia demolições para novo salão de baile na Ala Leste

A demolição de uma parte da Ala Leste, na Casa Branca, nos Estados Unidos (EUA), começou esta terça-feira, dia 21 de outubro de 2025, para a construção de um salão de baile, informou o jornal Washington Post. Para realizar a demolição, a Casa Branca insistiu que não precisa da aprovação do organismo responsável por permitir a construção de obras e grandes renovações em edifícios governamentais na área de Washington, a Comissão Nacional de Planeamento da Capital.
Keir Starmer

Londres estuda reduzir habitação a custos controlados para acelerar oferta de casas

A Autoridade da Grande Londres (GLA) está a considerar reduzir a percentagem de habitação acessível exigida nos novos empreendimentos – atualmente fixada em 35% – com o objetivo de reativar a construção de habitação na capital. Esta medida surge em resposta às queixas do setor da promoção e do imobiliário, que considera que o atual limite dificulta a viabilidade dos projetos. O setor propôs reduzir o objetivo para um valor entre 10% e 15%.
Construção

Criação de empresas: imobiliário e construção são motores de crescimento

Até 30 de setembro, Portugal registou a constituição de 40.465 novas empresas, um aumento de 2,4% face ao mesmo período do ano passado, com o setor da construção e o imobiliário a destacarem-se como motores do crescimento. Entre janeiro e setembro de 2025, mais de metade dos setores económicos registaram crescimento na criação de novas empresas. “As atividades imobiliárias cresceram 22% (+860 constituições) e a construção 13% (+607 constituições)”, refere em comunicado a Informa D&B, sublinhando o dinamismo destes setores face ao contexto nacional.
Setor da construção

Governo quer garantir alojamento temporário a trabalhadores da construção

O Governo vai apoiar os trabalhadores do setor da construção com alojamento temporário, anunciou esta quinta-feira, dia 25 de setembro de 2025, o ministro das Infraestruturas e Habitação. Em declarações aos jornalistas, Miguel Pinto Luz fez referência à necessidade de “garantir condições de vida digna” aos trabalhadores do setor da construção.
Santo António, Funchal

Grupo de Pedro Paixão compra imóvel da falida construtora madeirense

O grupo Vipa, liderado por Pedro Paixão, assegurou a compra do principal ativo imobiliário da construtora madeirense Multimade, que faliu em 2023 deixando cerca de 100 trabalhadores no desemprego. A aquisição, concluída no passado dia 10 de setembro, representa um investimento de 600 mil euros e poderá transformar um espaço abandonado em polo estratégico para a economia regional.
Soprema

Multinacional francesa aposta em Portugal com investimento milionário

O grupo francês Soprema, líder global na produção de soluções para impermeabilização, isolamento térmico e acústico, anunciou esta segunda-feira, dia 15 de setembro de 2025, um investimento superior a 100 milhões de euros em Portugal, reforçando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção.
Build Lab

Formação intensiva em construção civil regressa em outubro

A segunda edição do Build Lab – Escola de Formação em Construção Civil – vai decorrer nos dias 3 e 4 de outubro, em Paços de Ferreira, com a finalidade de colmatar a falta de formação técnica prática no setor da construção. A iniciativa, gratuita e certificada, tem como objetivo formar novos profissionais de competências essenciais, combinando teoria e prática em ambiente de obra real.
Paulo Loureiro

"É muito difícil encontrar mão de obra na construção"

A escassez de trabalhadores qualificados na construção civil está a tornar-se um dos maiores entraves para o setor em Portugal, nomeadamente em projetos de grande dimensão como o Arcaya, no Algarve, avaliado em 700 milhões de euros. Paulo Loureiro, CEO da Bondstone, admite que encontrar mão de obra no mercado é “muito difícil”, o que ameaça os prazos e os custos de execução.
Lufthansa

Construtoras portuguesas unidas no projeto da fábrica da Lufthansa

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e a Ferreira Construção juntaram-se numa candidatura para construir a futura fábrica da Lufthansa Technik em Santa Maria da Feira. O projeto vai nascer no parque industrial Lusopark, num terreno de 230.000 metros quadrados (m2) adquirido pela multinacional alemã, e deverá criar cerca de 700 postos de trabalho. O investimento, avaliado em 227,6 milhões de euros, contempla uma unidade de 54.000 m2 dedicada à manutenção, reparação e revisão de motores e componentes de aeronaves.