
A crise que afetou o segmento de imobiliário comercial na Europa estará perto do fim, segundo a AEW, uma das maiores gestoras de investimento imobiliário do mundo. As perspetivas para o próximo ano são, também, cada vez mais otimistas.
O relatório, citado pela Bloomberg, revela que os imóveis comerciais deverão voltar a recuperar e a crescer para cerca de 9,2% ao ano. A previsão de retorno ainda será maior no Reino Unido, para 10,7%.
A gestora recorda que o rápido aumento das taxas de juros no Reino Unido e da zona do euro nos últimos dois anos interrompeu o longo boom imobiliário da Europa, com os valores dos armazéns de logística a caírem 30% nos últimos 18 meses e os escritórios 20%.
Segundo Hans Vrensen, chefe europeu de estratégia e research da AEW, “o que realmente mudou foi a profundidade do reajuste de preços em 2023". Ainda assim, as previsões são otimistas.
"A nossa perspetiva para 2024 talvez seja surpreendentemente positiva porque consideramos que o ajuste está praticamente concluído”, acrescenta o responsável.
O investimento em imobiliário comercial também sofreu uma contração em Portugal, tendo sido transacionados 321 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023, contribuindo para o valor anual até setembro de 1.053 milhões de euros. Trata-se de um decréscimo homólogo de 40%, segundo o mais recente relatório Marketbeat Snapshot, da Cushman & Wakefield (C&W).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta