A Aricop garantiu, que o setor da construção na região de Leiria está a mobilizar-se com esforço coletivo para minimizar o impacto do mau tempo.
Comentários: 0
Mau tempo
Getty images
Lusa
Lusa

A Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria e Ourém (Aricop) garantiu esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro de 2026, que o foco das empresas está na recuperação do território, garantindo empenho no esforço coletivo para minorar o impacto da depressão Kristin.

“Desde o primeiro momento que esse tem sido o foco das empresas do setor, também por nossa sensibilização”, afirmou à agência Lusa o secretário-geral da Aricop, Nuno Margarido, justificando com o facto de deixarem de estar asseguradas “as condições básicas das habitações e outros edifícios”.

De acordo com Nuno Margarido, a Aricop registou “algumas empresas associadas com danos muito significativos, inclusive sem capacidade de produção”, e defendeu ser “necessário assegurar apoios a fundo perdido”.

“As obras em curso irão sofrer inevitáveis atrasos, o que nos preocupa”, admitiu o secretário-geral da associação, explicando que “esses atrasos ficarão a dever-se à impossibilidade de lhes dar continuidade” devido às condições meteorológicas e “ao foco no apoio à reposição de coberturas de edifícios da comunidade”. A Aricop conta com cerca de 600 associados.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal. As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta