Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

idealista tem uma nova casa (home page)

Autor: Redação

O idealista.pt tem uma "nova casa"! Estávamos há muitos anos com uma home page antiga e tínhamos vontade de a renovar, para que pudesse refletir a forma e os valores com que trabalhamos todos os dias: simplicidade, profissionalismo, rapidez e objetividade. Além disso, também gostamos de casas (e muito!!), e temos milhares delas (muito bonitas) na base de dados, e que sempre quisemos mostrar. Por isso, a home page do idealista enche-se agora de fotografias de casas, uma diferente cada dia, naquela que será uma verdadeira montra do vasto leque de imóveis que o utilizador pode encontrar quando navega pelo site. 

Durante anos fomos introduzindo na “casa velha” muitos elementos que considerávamos importantes. Nesse período, o nosso projeto tornou-se um exemplo para o mercado, mas tínhamos vontade de recuperar o espírito da primeira home page do idealista que tinha apenas com um objetivo: ajudar os utilizadores a encontrar casa de forma rápida e simples. Perguntámos a muitos utilizadores o que era mais importante para eles e a resposta foi muito semelhante: "Quero conseguir encontrar casa de uma forma simples e o mais rapidamente possível". E foi esse o pilar do novo design: ajudar a encontrar casa.

Sem publicidade
A primeira home page do idealista em Espanha, não tinha publicidade (ver imagem em cima, relativa ao ano 2000, quando ainda não exista o idealista.it nem o idealista.pt). Foi assim durante bastante tempo, mas depois, e durante muitos anos, fomos adicionando espaços publicitários que, na “nova casa”, decidimos eliminar. É uma decisão dolorosa, mas acreditamos que vai garantir uma rapidez ainda maior e uma simplicidade que o utilizador por certo irá agradecer. E com certeza que o mercado acabará por imitar esta solução. 

Uma home page bonita
Talvez uma das maiores criticas feitas ao nosso site é de que a home page “não tem design”. Na verdade tem, e muito, mas faltava acrescentar um pouco mais de originalidade, de emoção. Queremos, além de ajudar os utilizadores a encontrar casa, que desfrutem do processo vendo os imóveis disponíveis logo no princípio, através de fotografias bonitas e sugestivas. A partir de hoje, uma equipa do idealista selecionará diariamente uma casaque mereça ser colocada na home page, e que possa ser apreciada,  mostrada, em harmonia com os demais elementos da página: casa coisa no seu sítio e um sítio para cada coisa, mas tudo bem arrumado!

Multi-dispositivos
Cada vez mais pessoas entram no idealista através de diferentes "gadgets". Nós trabalhamos temdo sempre em mente que a experiência, independentemente da forma como se chega ao idealista, tem de ser sempre satisfatória, cómoda e completa. Sabemos que o universo móvel está na moda e já começámos a trabalhar nesse sentido, adaptando a nossa nova home page a todos os tipos de dispositivos.

Estrear sabe bem
Numa coisa estamos quase todos de acordo: estrear algo é uma sensação incrível. Pode ser uma camisola, um par de sapatos, um livro ou, no nosso caso, uma “casa” ... uma home page!!. Para que os nossos utilizadores possam sentir a mesma emoção que nós, damos alguns exemplos de como sabe bem estrear, porque é assim que nos temos sentido nos últimos dias :)