idealista compra a Certicalia

idealista compra a plataforma espanhola Certicalia

O idealista, ecossistema imobiliário líder em Espanha, Itália e Portugal, adquiriu 100% da Certicalia, uma das mais importantes plataformas para obter qualquer certificado ou documento técnico-administrativo relacionado com imóveis e terrenos em Espanha. O valor da compra não é divulgado, por decisão dos órgãos de administração de ambas as empresas.
Stand do idealista no SIL

idealista no SIL 2025: visita guiada pelo stand

O Salão Imobiliário de Portugal (SIL) e a Tektónica, as mais importantes feiras do país nos setores do imobiliário e da construção, abriram portas esta quinta-feira e decorrem até sábado (12 de abril de 2025). Visitantes e profissionais reúnem-se durante três dias na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, e o idealista volta a marcar presença no certame com um stand artístico.
Cristina Lucas

Prémio idealista de Arte Contemporânea 2025: Cristina Lucas, no SIL

A artista multidisciplinar espanhola Cristina Lucas (Úbeda, 1973), reconhecida por questionar através da arte o que já está estabelecido, é a vencedora do concurso Prémio idealista de Arte Contemporânea 2025, que vai na sétima edição. O prémio concede um reconhecimento financeiro, bem como o destaque à intervenção da artista, com a sua obra, nos espaços do idealista nas feiras imobiliárias em que participa.

Sucesso no setor imobiliário? "CRM é uma ferramenta imprescindível”

Eros Quiaios nasceu em Espanha, em Ibiza, mas “aterrou” em Portugal há mais de 20 anos. “Aprendi as primeiras palavras em português no avião que me trouxe para Portugal em 2003, com 13 anos”, conta o Diretor do Inmovilla Portugal, o CRM imobiliário do idealista (editor deste boletim), um dos maiores da Europa e líder na Península Ibérica. “A escolha de um bom CRM imobiliário por parte de uma empresa imobiliária pode ser a diferença entre o sucesso e ficar aquém das metas estabelecidas para o negócio”, diz ao idealista/news, considerando tratar-se de “uma ferramenta imprescindível”.
Casas de luxo em Portugal

Affluent, Premium e Luxo: raio-x ao imobiliário de gama alta em Portugal

O imobiliário residencial de gama alta continua a atrair muitos investidores e/ou compradores em Portugal, sendo que a oferta, à semelhança do que acontece no setor em geral, mantém-se inferior à procura. Um mercado (de gama alta) que se pode dividir em três segmentos: Affluent, Premium e Luxo. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “O Mercado Residencial de Gama Alta em Portugal – Impacto e Tendências”, preparado pela NOVA SBE para a Porta da Frente Christie's, com base em dados (também) do idealista e apresentado esta terça-feira (25 de fevereiro de 2025).
Mensagem de Natal do idealista

O idealista deseja-te um feliz 2025

A IA pode mudar o nosso mundo, mas, à data de hoje, não pode substituir a nossa capacidade humana de sentir, desfrutar, rir, amar, comunicar ou pensar. E não há nada melhor do que dizer “amo-te” às nossas pessoas mais queridas.
idealista modo escuro

idealista lança uma nova funcionalidade: modo escuro para telemóveis

O idealista acaba de lançar um novo visual: modo escuro para telemóveis iOS e Android. Quer queiras uma forma de leitura mais cómoda ou usar o idealista na cama sem “distraíres” alguém, irás gostar desta novidade. Não penses duas vezes e experimenta a nova funcionalidade da nossa aplicação: vais adorar e não vais querer voltar ao modo anterior.
Concertos de piano em jardins de Lisboa

Lisboa transforma-se numa Piano City nos dias 27, 28 e 29 de setembro 

É caso para dizer que Lisboa estará de portas abertas ao piano durante três dias. Falamos da primeira edição do festival Piano City, que se realiza na capital de 27 a 29 de setembro de 2024. São 32 concertos ao ar livre que terão o piano como protagonista. Realizam-se no jardim da Biblioteca Palácio Galveias, no jardim dos Coruchéus e no jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, dentro do qual se encontra o Jardim Bordallo Pinheiro. A entrada é gratuita e o idealista é o patrocinador oficial. 
Casas caras à venda em Portugal

As casas mais caras à venda em Portugal: preço subiu 6,5% num ano

No mercado habitacional português, há casas à venda por valores compatíveis com os salários das famílias (embora a oferta seja escassa). E há também aquelas habitações que se encontram entre as mais caras de todas, que só as famílias mais endinheiradas têm poder de compra para as adquirir. A análise mais recente do idealista - editor desta newsletter - revela que as casas à venda que apresentam os preços mais elevados do mercado (10% do total da oferta) estão a ficar ainda mais caras, já que o preço subiu 6,5% em abril de 2024 face ao mesmo mês do ano anterior. A subida do preço destas habitações mais exclusivas do país foi equivalente à registada pelo mercado como um todo, cujo aumento se fixou em 6,4% neste período
idealista apoia Prémios RFM

Que música reflete a tua casa? Eis o que se descobriu nos Prémios RFM

Se a tua casa fosse uma música, qual seria? Foi isso mesmo que o idealista procurou saber junto de artistas, animadores e do público geral no passado dia 18 de maio, no Altice Forum de Braga, local onde decorreram os Prémios RFM. Vem daí descobrir as músicas que representam a casa de Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra, Fernando Daniel e muito mais nas entrevistas realizadas neste evento, que contou com o apoio do idealista.
Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Semana da Reabilitação Urbana arranca em Lisboa esta terça-feira

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRU) arranca já esta terça-feira, dia 9 de abril. É na Lx Factory que o evento vai reunir os profissionais do imobiliário para debater vários temas, desde o Mais Habitação até ao simplex dos licenciamentos urbanísticos. O evento conta com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e ainda com o apoio do idealista enquanto portal oficial.
Nuno Cera

Lisbon Art Weekend: fotógrafo Nuno Cera vence Prémio de Arte

Nuno Cera é o vencedor do Prémio de Arte patrocinado pela RedCollectors e pelo idealista, no âmbito do Lisbon Art Weekend 2023. O certame voltou a dar a conhecer, no final do ano passado, vários espaços de arte contemporânea e mais de 250 artistas em exposições, performances espalhadas pela cidade.
Casas de luxo à venda em Portugal

Casas de luxo à venda: 8 em cada 10 situam-se em Lisboa, Faro e Porto

Comprar casas de luxo não é para todas as carteiras – é certo. Mas numa altura em que os preços das casas estão a subir, embora a ritmo mais lento, observa-se que praticamente todos os distritos e ilhas de Portugal possuem, pelo menos, uma casa à venda anunciada no idealista que custa mais de um milhão de euros. Acontece que a distribuição geográfica destas casas de luxo pelo território nacional não é homogénea, até porque os distritos de Lisboa, Faro e Porto concentram 79% de todas as casas à venda por mais de um milhão de euros.
Mónica de Miranda

Mónica de Miranda: "Há uma outra Lisboa que está escondida"

“Carregamos vários mundos. Isso é uma das reflexões fundamentais da minha obra artística”. Mónica de Miranda nasceu em Portugal e tem origens angolanas, origens essas que transporta, de certa forma, para os trabalhos que desenvolveu ao longo da carreira. Uma dessas obras chama-se “South Circular” (“Circular do Sul”) e está exposta no stand do idealista no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – estará também exposta na Feira Imobiliária de Madrid (SIMA), que decorre de 24 a 27 de maio –, tendo vencido a 5ª edição do concurso Prémio idealista de Arte Contemporânea 2023. “É um projeto de investigação e de mapeamento da cidade de Lisboa, ou seja, de uma cidade invisível. A cidade que existe às periferias e que está ligada aos fluxos migratórios e de diáspora”, diz ao idealista/news, considerando que “há uma outra Lisboa que está escondida”.
idealista patrocina o Festival da Eurovisão 2023

idealista é patrocinador oficial do Festival Eurovisão 2023

O idealista, o marketplace imobiliário líder no sul da Europa, patrocina pela segunda vez o Festival da Eurovisão. Este ano, o concurso terá lugar na cidade inglesa de Liverpool entre 9 e 13 de maio. Como patrocinador, o idealista contará com presença nos créditos do programa a nível mundial.
O idealista deseja-te um feliz 2023

O idealista deseja-te um feliz 2023

Logo quando parecia que 2022 ia finalmente ser um ano calmo e que começava uma era pós-Covid despreocupada, de repente, tudo ficou de pernas para o ar e descobrimos que as coisas podiam tornar-se ainda mais complicadas. Mas terminamos o ano na esperança de que o próximo seja melhor.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 2,7% mais caro em outubro

Encontrar uma casa para viver é um desafio que muitas famílias enfrentam hoje em dia. Isto porque, por um lado, os agregados veem os rendimentos pressionados pela inflação que atingiu os 10,2% em outubro. E, por outro, os preços das casas para comprar e para arrendar estão em alta. Segundo o índice de preços do idealista, os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 2,7% em outubro face ao mês anterior. Arrendar casa tinha um custo mediano de 12,1 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano.
Casas para comprar em Portugal

Casas à venda estão mais caras em 17 capitais de distrito

A inflação em Portugal atingiu os 10,2% em outubro, segundo os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE). Sente-se, sobretudo, nos preços da energia e dos alimentos, mas está a contagiar toda a economia, levando também à subida das taxas de juro e ao encarecimento do crédito habitação. E o mercado residencial em Portugal não escapa ileso a todo este efeito da crise internacional gerada pela Guerra da Ucrânia. Os dados mais recentes do idealista vêm confirmar a realidade de elevado custo da habitação, agudizado por uma alta procura face à baixa oferta e pelo prémio extra pago pelos compradores estrangeiros em relação aos nacionais. Em concreto, os preços das casas para comprar em Portugal subiram 1,1% em outubro face ao mês anterior e este é um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 17 capitais de distrito neste período.