Comentários: 0

Em fase de preparação do plano de atividades para 2015, a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) está ainda à espera da comparticipação do acionista estatal, representado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), relativa a 2012 e 2013.

A verba, na ordem dos 4,5 milhões de euros, poderá chegar até ao final de 2014, ano em que cumpre uma década, segundo noticia o Público.

Em maio, os acionistas da SRU – o Estado, detentor de 60% da sociedade, e a Câmara do Porto, de 40% - assinaram um memorando de entendimento para a “viabilização económico-financeira” da Porto Vivo, mas a situação está longe de estar resolvida e a sociedade enfrenta graves problemas financeiros.

O Estado “ainda não transferiu” para a sociedade a comparticipação devida, para reposição de prejuízos, e relativa a 2012 e 2013, garantiu o presidente da SRU, Álvaro Santos, citado pelo Público.

A Câmara do Porto já entregou 2,5 milhões de euros referentes a 2012 e já confirmou que irá entregar o valor relativo a 2013 “até final do ano”.

SRU com nova estratégia

A SRU pretende abandonar a anterior filosofia de grandes intervenções, para apostar na reabilitação edifício a edifício e para isso vai lançar vários concursos públicos.

No final, a propriedade dos imóveis, que se devem destinar à habitação, passa para o investidor, ficando a SRU com uma “contrapartida” que deverá equivaler à posse de um fogo.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta