Comentários: 0

A Estamo, imobiliária do Estado, vendeu oito imóveis a privados no ano passado, mas todos os negócios foram realizados com um desconto de 30%, que corresponde a um prejuízo global de quatro milhões de euros. De um total de nove operações realizadas em 2014, apenas duas foram lucrativas e a grande mais valia foi conseguida com a venda de um imóvel a um fundo de capitais públicos.

Os nove negócios que a empresa do universo da Parpública conseguiu fechar em 2014 renderam quase 12 milhões de euros, segundo noticia o Público. Em 2013, tinha sido capaz de vender 25 ativos imobiliários.

Estes valores demonstram as dificuldades que a Estamo tem sentido nos últimos anos em escoar imóveis que foi absorvendo do património do Estado.

Em 2013, apesar de o encaixe ter sido superior a 40 milhões de euros, a Estamo só tinha conseguido atrair um investidor privado – uma sociedade agrícola que desembolsou quase dois milhões por um estabelecimento prisional em Alcoentre, que tinha custado quase mais 350 mil euros à imobiliária do Estado, quando o adquiriu em 2006.

Em 2014, o panorama dos investidores mudou completamente, surgindo apenas uma compra feita por uma entidade pública. Foi, porém, esse o negócio que mais dinheiro rendeu: uma mais-valia de quase 1,2 milhões de euros com a venda um prédio na Rua da Atalaia (em Lisboa) ao fundo Imopoupança, gerido pela Fundiestamo (empresa de investimento imobiliário que também integra o grupo estatal Parpública).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta