Comentários: 0
Novo Banco quer encaixar 700 milhões de euros com venda de imobiliário

O Novo Banco vai prosseguir com a estratégia de desinvestimento de ativos não estratégicos, o que pressupõe a venda de ativos imobiliários e participações financeiras. O objetivo da instituição, que saiu do antigo BES, é encaixar 700 milhões de euros. A par disto, o banco promete que vai dar mais crédito à habitação

Num momento em que procura atrair investidores, o banco anunciou ao mercado que quer concentrar-se nas operações em Portugal e reforçar a posição de líder no segmento das pequenas e médias empresas, atraindo clientes com perfis de risco reduzido. O banco diz ainda pretender alcançar uma quota de 13% na produção de crédito à habitação e depósitos.

Redução de 1000 colaboradores

O plano do Novo Banco consta de uma apresentação para investidores enviada esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e citada pelo Público. 

No âmbito deste plano de “redimensionamento proativo”, a instituição liderada por Stock da Cunha já tinha anunciado o encerramento de 170 balcões e a redução do quadro de pessoal em cerca de mil colaboradores, no âmbito do plano de reestruturação acordado com as autoridades portuguesas e a Comissão Europeia.

Plano acordado com autoridades 

O corte de 150 milhões de euros nos custos operacionais é outra das metas do banco detido atualmente pelo Fundo de Resolução e em arrastado processo de venda - e cuja nacionalização já foi admitida por este Governo.

O banco tem de ser vendido no máximo até agosto de 2017, depois de a Comissão Europeia ter estendido por um ano a data para a sua alienação, após uma primeira tentativa de venda fracassada no verão passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta