Comentários: 0
Nova sede da Siemens em Munique é autossuficiente quase a 100%
autorizado

A nova sede da Siemens em Munique, na icónica Wittelsbacherplatz, foi inaugurada sexta-feira (dia 24) e é considerada um dos complexos de escritórios mais modernos e sustentáveis do mundo. Em causa está um complexo com cerca de 45.000 m2 que conjuga “em plena harmonia a tradição da cidade com a modernidade e as características técnicas de sustentabilidade e eficiência que são apanágio da Siemens”, refere a empresa em comunicado.

O edifício – da autoria do gabinete de arquitetura dinamarquês Henning Larsen Architects – está preparado para empregar cerca de 1.200 colaboradores e terá ainda um espaço aberto a todos os cidadãos. A nova sede da Siemens é praticamente autossuficiente e, comparativamente com o edifício anterior, gastará menos 90% de eletricidade, menos 75% de água e diminuirá as emissões de CO2 em 90%.

“O uso de energia geotérmica, por exemplo, é uma importante parte do sistema de controlo climatérico. Neste âmbito, cerca de 100 mil litros de água são bombeados por hora ao longo de 70 quilómetros de canos na fundação do complexo, aquecendo e arrefecendo o edifício consoante a estação do ano”, revela a marca, salientando que “todas as faixadas viradas para os pátios interiores têm janelas de tamanhos generosos, permitindo uma considerável luz solar nas salas”.

Segundo o Siemens, podem ser recolhidos “até 1,5 milhões de litros de águas pluviais no telhado do edifício para serem usados, por exemplo, para descargas sanitárias”. “Também no telhado está o sistema fotovoltaico que pode gerar aproximadamente um terço da energia necessária em todo o edifício”, lê-se no documento.

Nova sede da Siemens em Munique é autossuficiente quase a 100%

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta