
O novo edifício sede do canal de televisão Euronews, em Lyon, na França, foi inaugurado em outubro do ano passado e não passa despercebido a ninguém. Este enorme “manto verde” custou cerca de 50 milhões de euros e demorou quatro anos a ser construído, tendo sido desenhado pelo estúdio de arquitetura Jakob + MacFarlane Architects.
O imóvel, para muitos considerado um marco da arquitetura vanguardista da Europa, tem 10.000 m2 (que formam um bloco enorme de 50 por 30 metros) e foi projetado para poder acolher 800 trabalhadores.
174 edifícios portugueses candidatos a prémio internacional de arquitetura
O portal de arquitetura ArchDaily promove, pelo sétimo ano consecutivo, o Prémio para o melhor edifício de 2016 (Archdaily Building of the Year 2016) em 14 categorias. Entre as mais de três mil obras pré-selecionadas estão 174 portuguesas, que concorrem em todas as categorias.
McDonald’s que não parecem um McDonald’s: os 10 exemplos mais estranhos de “McArquitetura”
Nada parece resistir à gigante da “fast food”. Seguramente que ao verem esta galeria de fotografias muitas pessoas pensarão que teria sido bom a McDonald’s nunca se ter apoderado destes edifícios, mas a verdade é que a empresa transformou imóveis fora do comum – e alguns com muita história – em restaurantes, o que não deixa de ser curioso. Mostramos-te 10 exemplos estranhos de “McArquitetura”.
Powell desafia Trump: mantém juros e defende gastos nas obras da sede
O braço de ferro entre Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), e Donald Trump, Presidente dos EUA, está para durar. Contra todas as pressões vindas da Casa Branca, Powell decidiu manter as taxas de juro inalteradas esta quarta-feira, dia 30 de julho. E já respondeu às críticas de Trump sobre os elevados gastos extra na renovação da sede da Fed.
Portugal resiste entre os países mais livres do mundo em 2025
Pelo 19º ano consecutivo, o estado da liberdade deteriorou-se a nível mundial. A organização de defesa dos direitos humanos Freedom House elabora uma classificação anual do nível de liberdade a nível mundial, que analisa 195 países e 13 territórios. A Finlândia, a Nova Zelândia, a Noruega e a Suécia registam os níveis de liberdade mais elevados do mundo, graças a uma política multipartidária forte e a um sistema judicial independente. A deterioração das instituições democrá
Taxas de juro descem na Rússia para 18% com inflação em queda
O banco central russo reduziu na sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, as taxas de juro em dois pontos percentuais, fixando-as nos 18%, na sequência de uma desaceleração da inflação e de críticas vindas de outros intervenientes económicos e do próprio Governo. A decisão de cortar novamente os juros foi sustentada pela melhoria dos principais indicadores económicos, nomeadamente a inflação, atualmente nos 9,2%, um recuo face aos 10,34% registados no início de março.
Líderes do saber: os países com maiores níveis educacionais
A prosperidade de um país está frequentemente ligada ao nível de educação da sua população em idade ativa. Quanto mais elevado for o nível de educação, maior será a capacidade de produtividade, inovação e maior apoio ao crescimento económico do país. O gráfico de um estudo de 2023 da CBRE Research mostra os países com as populações mais instruídas, medido tanto pelo número como pela proporção de adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos com um diploma unive
As 10 cidades mais populosas da Europa são...
A população das cidades europeias pode variar bastante consoante o critério utilizado para a sua medição — seja contando apenas os residentes no centro urbano ou abrangendo toda a área metropolitana. Cidades como Madrid (6,9 milhões) e Barcelona (5,4 milhões) quase duplicam a população quando se inclui a periferia urbana.
Para poder comentar deves entrar na tua conta