Comentários: 0
El Corte Inglés cria braço imobiliário próprio depois de falhar venda de imóveis
Víctor del Pozo, diretor executivo do El Corte Inglés (esquerda), e Javier Catena, responsável de Real Estate da empresa

A empresa espanhola El Corte Inglés decidiu criar um novo braço para tudo aquilo que diga respeito ao ramo imobiliário. Esta nova direção será capitaneada por Javier Catena, responsável pela nova unidade de negócio especializada na promoção, construção e gestão de ativos ligados ao Real Estate.

A empresa tomou essa decisão depois de não conseguir vender os seus 95 ativos imobiliários não estratégicos. Uma transação que foi encomendada à PwC no mês de março de 2019, mas que foi concluída sem sucesso. Foram más notícias para o El Corte Inglés, que contava com a venda dessas propriedades para reduzir a sua taxa de endividamento.

A intenção desta nova sociedade para a área do 'real estate' é conseguir uma maior rentabilidade para estas transações, embora seja um objetivo complicado para os novos gestores desta divisão, dado o escasso interesse do mercado perante estes ativos.

No âmbito da nova estratégia serão também fundidas três divisões: obras e construções; exploração e gestão de ativos imobiliários, e o El Corte Inglés Empresas. Para liderar o projeto, o El Corte Inglés Real Estate terá Javier Catena, o responsável imobiliário contratado à Socimi Testa Residencial (propriedade da Blackstone).

"A nova unidade de negócios integrará todas as áreas do grupo relacionadas à atividade imobiliária e aproveitará a experiência das equipas de construção, arquitetura, engenharia, projetos e obras, equipes de design de interiores e decoração, entre outras", assinala o grupo em comunicado.

De momento, a El Corte Inglés Real Estate não vai tornar-se subsidiária imobiliária que inclua o gigantesco portfólio de propriedades do grupo – os ativos imobiliários do El Corte Inglés estavam avaliados em 17.147 milhões no final de fevereiro do ano passado.

“A El Corte Inglés Real Estate nasceu como novo operador do mercado imobiliário que atenderá tanto o grupo de distribuição quanto as empresas externas. Nesse sentido, empreenderá projetos de construção, promoção e reabilitação para terceiros, assim como outro tipo de iniciativas”, revela o grupo. "A operação faz parte da estratégia projetada pelo diretor executivo do grupo, Víctor del Pozo, para gerar maior valor agregado às propriedades e melhorar a rentabilidade".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta