Comentários: 0
El Corte Inglés abre portas no Porto - quase duas décadas depois de anunciar projeto
Loja em Gaia abriu, em 2006, depois de divergências com autarquia do Porto sobre localização no Centro da Invicta. Wikipédia

Será na zona da Boavista, em plena rotunda, que o El Corte Inglês quer abrir uma nova área comercial em Portugal. O projeto da cadeia espanhola para o Porto volta à luz do dia, quase 20 anos depois de ter sido anunciado publicamente e de muitas "lutas" com a autarquia da Invicta por causa da localização. O processo de licenciamento já estará agora em marcha por parte da empresa e a construção do espaço deverá arrancar em 2020, segundo Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto.

“O projeto do El Corte Inglês, de facto, vai renascer no Porto. (…) O que sabemos é que o El Corte Inglés já demonstrou a intenção de fazer nascer ali um projeto, que é um projeto multifuncional“, segundo declarou o responsável à Lusa, revelando que a ideia que o novo espaço, além da área comercial, contemple outros equipamentos como ginásios e até uma zona hoteleira.

O grupo espanhol, ainda de acordo com o governante local, está “neste momento a tratar da questão do licenciamento” para a abertura do novo espaço nos terrenos da CP e da Refer, hoje nas mãos da Infra-estruturas de Portugal, na rotunda da Boavista, em que mantém os direitos de opção de compra até 2021 - algo que deixou a Câmara do Porto muito “satisfeita”, tal como aponta o responsável autárquico.

Projeto renasce com apoio da atual autarquia

“Para nós, é extremamente relevante o desenvolvimento de um projeto naquela zona da cidade”, declarou Ricardo Valente, frisando que “é fundamental que aquela área que é cratera” desapareça.

À agência de notícias, o vereador mostrou-se ainda convicto de que a construção do espaço comercial que tinha sido chumbada pela Câmara do Porto à data liderada por Rui Rio, possa arrancar em 2020, se os projetos de arquitetura ficarem prontos até ao final deste ano - isto apesar de, segundo a imprensa diária de hoje, a Câmara do Porto não ter oficialmente, recebido nenhum Pedido de Informação prévia, ou projeto.

Em outubro de 2003, a imprensa noticiava que o El Corte Inglés tinha como objetivo construir a sua segunda megaloja em Portugal - depois de Lisboa - num terreno junto à Rotunda da Boavista e à Casa da Música, mas a autarquia - naquele momento presidida por Rui Rio - queria o projeto na Baixa do Porto.

Face a estas divergências, a empresa optou então instalar-se em Vila Nova de Gaia, na margem sul do Douro e abriu um centro em 2006, junto à estação de metro João de Deus.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta