A Aquila Capital lançou o fundo Aquila Capital Southern European Logistics (ACSEL). A empresa alemã revela, em comunicado, que a estratégia do fundo se centra em investimentos numa carteira diversificada de ativos imobiliários logísticos em países do Sul da Europa, incluindo Portugal, Itália e Espanha. O fundo tem um volume de investimento alvo de 1,5 mil milhões de euros com um rácio máximo de dívida (LTV) de 50%, revela.
O ACSEL irá focar-se em “propriedades logísticas modernas e energeticamente eficientes, construídas e operadas segundo os mais elevados padrões de eficiência energética e proteção ambiental, que criam valor acrescentado ao conjugarem fatores como sustentabilidade, condições de arrendamento atrativas e localizações estratégicas”, adianta a empresa.
Na nota enviada às redações, a Aquila Capital revela que o primeiro investimento já foi aprovado: trata-se, conforme o idealista/news noticiou, de um local logístico de 115.000 metros quadrados (m2) na Azambuja, nos arredores de Lisboa. “70% do ativo foi pré-arrendado a um inquilino ‘blue-chip’, com um prazo de arrendamento de 20 anos”, salienta.
A ACSEL é lançada com um volume de capital comprometido de 330 milhões de euros angariados junto de investidores institucionais internacionais, incluindo a SCI Primonial Capimmo. “Inicialmente, o fundo visava angariar 250 milhões de euros, mas devido a uma forte procura, o valor do ‘first close’ foi elevado para 330 milhões de euros. A ACSEL espera mobilizar o capital do ‘first close’ no prazo de 18 meses, beneficiando do importante pipeline de investimento garantido pela Aquila Capital”, lê-se no documento.
Centros logísticos atraem investidores
Citado no comunicado, Roman Rosslenbroich, CEO e cofundador da Aquila Capital, afirma que a empresa tem “vindo a registar um interesse crescente entre os investidores institucionais em ativos imobiliários sustentáveis, incluindo centros logísticos”.
“O fundo ACSEL fornece uma resposta a esta procura, concentrando-se nos mercados do sul da Europa, onde existem ainda muitas oportunidades, devido à necessidade de espaço de armazenamento moderno e em grande escala. Os nossos investidores beneficiarão da nossa longa experiência no setor imobiliário - um volume total de transações de 2,6 mil milhões de euros cobrindo uma área total de mais de 1.800.000 m2 -, bem como das vantagens de entrada antecipada no mercado, com o apoio das nossas equipas locais. Este segmento imobiliário corresponde às estratégias dos investidores e inquilinos que, cada vez mais, consideram os critérios ESG como um valor fundamental e necessário para contribuir para a transição energética global”, acrescenta.
Já Lars Meisinger, Head International Client Advisory & Corporate Development na Aquila Capital, lembra que “nos últimos anos o retorno global da logística superou todos os outros setores imobiliários”. “Num mundo pós-Covid, esperamos que as empresas continuem a procurar cada vez mais espaços logísticos para se adaptarem à rápida evolução das tendências dos consumidores e tornarem as suas cadeias de abastecimento mais resilientes para lidar com novas perturbações. Com a sua capacidade de investimento especializado em logística, no setor residencial e em centros de dados, a Aquila Capital é um parceiro competente para ajudar os investidores institucionais a alargarem a sua alocação a estes importantes sectores”, comenta.
Aquila Capital investe na Logística Verde desde 2012
A Aquila Capital tem vindo a investir na Logística Verde (“Green Logistics”) desde 2012, combinando a eficiência ambiental e económica com a redução do impacto dos seus investimentos logísticos no ambiente. Os seus investimentos em logística incluem projetos de desenvolvimento, bem como propriedades já existentes, arrendadas a longo prazo. O volume total de transações desde 2012 acumula mais de 729 milhões de euros com uma área total transacionável de mais de 879.000 m2.
Para poder comentar deves entrar na tua conta