Logística

Logística em Portugal: terceiro trimestre mostra resiliência e solidez

O terceiro trimestre de 2025 revelou uma evolução consistente dos preços de venda no mercado logístico português, impulsionado pela crescente procura por espaços modernos e bem localizados. Já no segmento de arrendamento registou-se uma estabilidade contínua. Estes são alguns dos resultados do Iberia Property Market Report Q3 2025, estudo trimestral da MVGM sobre as tendências do mercado logístico em Portugal.
Urbanos

Urbanos tem novo armazém em Castanheira do Ribatejo – são 10.000 m2

A Logicor, uma das principais empresas europeias a operar no setor da logística, como proprietária, promotora e gestora de ativos, arrendou um armazém ao operador logístico Urbanos. Trata-se de um ativo localizado em Castanheira do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, com um total de 10.000 metros quadrados (m2) de área coberta.
Ismael Clemente

"Portugal é, de certa forma, uma mini-Merlin"

A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
Canelas Park

Plataforma logística Canelas Park tem três frações disponíveis

A nova plataforma logística da Logicor, Canelas Park, está a ser comercializada, em exclusivo, pela CBRE Portugal. Trata-se de um projeto logístico de última geração em Vila Nova de Gaia que deverá ficar concluído no primeiro trimestre de 2026 , sendo este o único desenvolvimento a vir a mercado no Grande Porto neste período.
Obra Aviludo

Aviludo terá novo centro logístico na Zona Industrial da Maia

A Aviludo terá um novo centro logístico na Zona Industrial da Maia, um projeto de 10.500 metros quadrados (m2) que pretende aumentar a capacidade de resposta da empresa no Norte e sustentar a sua estratégia de crescimento. A obra, a cargo da Garcia e Garcia, tem um prazo de execução estimado de 12 meses e será desenvolvida em modelo Design & Build.
Logística

Setor industrial e logística a recuperar e com perspetivas de crescer

O setor industrial e logístico no país registou uma área de ocupação de 129.405 metros quadrados (m2) durante o segundo trimestre de 2025, o que representa um aumento de 68% face ao primeiro trimestre do ano e sinaliza uma recuperação no volume de ocupação após um início de ano moderado.Estas são as
Centro logístico

Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal

A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.
Logística em Portugal

Logística: investimento no setor mantém-se, mas contexto é desafiante

O setor logístico em Portugal mantém-se resiliente e com intenções claras de investimento em 2025, apesar de estarmos perante um contexto económico e operacional mais desafiante. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Logistics Confidence Index Portugal, desenvolvido pela consultora CBRE. Segundo o mesmo, o índice de confiança dos operadores caiu ligeiramente para 51,7%, menos 2,5% que em 2024, mas o setor continua a demonstrar uma atitude proativa e orientada para o crescimento.
Mercadona em Portugal

Mercadona investe 290 milhões de euros em bloco logístico de Almeirim

A Mercadona inaugurou oficialmente o seu segundo bloco logístico em Portugal. Está situado em Almeirim (Santarém) e encontra-se num terreno com 440.000 metros quadrados (m2), o equivalente a 60 campos de futebol. Ocupa uma área de 120.000 m2 – composta por um armazém de frio de 49.000 m2, um de secos de 50.000 m2, um edifício de serviços gerais e escritórios e uma oficina de lojas –, sendo o maior armazém da retalhista alimentar espanhola na Península Ibérica. O investimento é de 290 milhões de euros.

Logística na rota do ESG: “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”

A empresa alemã INBRIGHT, que aposta na reabilitação sustentável de imóveis ‘light industrial’ (industriais ligeiros) e logísticos existentes, identificando os que têm “potencial de desenvolvimento” e modernizando-os “com base em critérios ESG”, aterrou em Portugal recentemente, tendo esta sido “uma decisão estratégica e natural”, explica ao idealista/news o cofundador e sócio-gerente da INBRIGHT Portugal. Segundo Christoph Gumlich, há muitos “ativos obsoletos com enorme potencial para reabilitação sustentável” no país, o que torna “o mercado muito atrativo, tanto para utilizadores como para investidores”, até porque o mercado nacional “está no início da transformação ESG”. “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”, desabafa.
Parque Logístico da Worten na Azambuja

Fundo CORUM Eurion compra parque logístico da Worten por 34 milhões

O fundo CORUM Eurion, gerido pela empresa francesa CORUM Asset Management, comprou um parque logístico na Azambuja, num investimento total aproximado de 34 milhões de euros. Em causa está o Edifício EIPA II, que é utilizado como centro de distribuição da Worten, subsidiária do grupo Sonae – desde aí serve toda a Peninsula Ibérica.
Worten é inquilina da Merlin Properties

Logística: Worten é inquilina da Merlin Properties no Lisboa Park

A Worten, empresa que pertence ao grupo Sonae, arrendou dois espaços no Lisboa Park, também conhecido como Parque Logístico Lisboa Norte (PLLN), à Socimi espanhola Merlin Properties. São, ao todo, 122.000 metros quadrados (m2). Em causa está um parque logístico – o maior de Portugal – localizado em Castanheira do Ribatejo, a cerca de 20 minutos de Lisboa.
Negócios imobiliários

Patron Capital e INBRIGHT investem 100 milhões de euros em Portugal

A Patron Capital, investidor institucional pan-europeu (com sede em Londres) focado em investimentos imobiliários, e o seu parceiro INBRIGHT, investidor, promotor e gestor de ativos de origem alemã especializado no setor industrial ligeiro e logístico, lançaram um novo programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal. Uma “união” que visa construir uma carteira de ativos ‘light industrial’ e logísticos sustentáveis estrategicamente localizados no país, revela em comunicado a INBRIGHT.