
Sustentabilidade e construção parecem andar de mãos dadas. Disso mesmo já nos tinha dado nota, numa entrevista realizada no ano passado, António Carlos Fernandes Rodrigues, CEO do Grupo Casais. O gestor revela agora que o grupo vai construir quatro novas fábricas até 2026, com o objetivo de reforçar a aposta na construção industrial sustentável.
Em causa está um investimento que integra o projeto CSI4Future, apresentado por um consórcio de empresas liderado pelo grupo, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo o Dinheiro Vivo, o consórcio é composto por 23 entidades – 16 empresas e sete polos de investigação e desenvolvimento do ensino superior – que pretendem investir 42,3 milhões de euros no incremento de práticas sustentáveis e na melhoria da eficiência da indústria de construção.
De acordo com António Carlos Fernandes Rodrigues, o projeto a cargo do grupo envolve a construção de mais uma fábrica da BluFab, especializada na produção de infraestruturas para montar nas obras (construção off-site), de uma nova unidade de carpintaria e de uma produtora de instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas, investimentos que ascendem a 15 milhões de euros. A estes três projetos há a acrescentar a construção de uma unidade de pré-fabricação de materiais de construção, numa parceria 50/50 com a Secil, orçada em quase oito milhões.
“Com o apoio do PRR ou não, o projeto já está a avançar”, disse o gestor, citado pela publicação. “É evidente que os apoios das Agendas Mobilizadoras permitirão fazer os investimentos mais rápido e com mais impacto, mas nós já estamos a investir e vamos continuar”, acrescentou, salientando que “a sustentabilidade não é uma moda, não é algo de que alguém se lembrou para fazer marketing”. “Está para ficar e nós temos de fazer a transição na forma como construímos”, sublinhou o CEO do Grupo Casais.
Para poder comentar deves entrar na tua conta