
A Vanguard Properties e a Amorim Luxury decidiram, no início do ano, colocar um ponto final na joint-venture, que tinham criado em 2019, para desenvolver conjuntamente projetos imobiliários e turísticos na Comporta, assinando um acordo de separação. Agora, chegou a luz verde por parte da Caixa Geral de Depósitos (CGD), para que se concretize a operação e as duas empresas possam seguir por separado. O banco do Estado foi a entidade que financiou ambos os grupos e recebeu como colateral ativos das duas entidades, e tinha de validar o acordo de fim de parceria.
Antes de autorizar, a CGD teve de pedir uma avaliação independente dos ativos que financia, conta o Jornal Económico, dando nota de que na prática se trata de uma mudança burocrática, a nível do contrato de crédito. Apesar de a Percentagem Impecável (empresa constituída no âmbito da parceria) não ter dívida bancária, os ativos que a integram tinham sido dados como garantia do crédito global de cada um dos grupos, e com a saída de um dos parceiros, era preciso passar a titularidade do crédito para a Vanguard Properties e os correspondentes colaterais.
Fim da parceria não coloca em causa os projetos turísticos e imobiliários na Comporta de cada empresa
A Vanguard Properties e a Amorim Luxury formaram um consórcio para comprar os ativos que pertenciam ao Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado da Herdade da Comporta – o Comporta Links e o Comporta Dunes.
Agora, a Amorim Luxury vai vender 50% da Percentagem Impecável à Vanguard Properties, recebendo cinco milhões de euros. E fica com a concessão do restaurante que dá apoio à praia do Pego, no Carvalhal (Comporta), bem como com parte do respetivo estacionamento. A área de terreno para construção que fica para cada uma das partes é de cerca de 39 hectares para o grupo Amorim e de cerca de 400 hectares para a Vanguard Properties.
Este acordo de separação, segundo escreve o Jornal Económico, não tem qualquer impacto na execução das obras de urbanização do NDTC (Dunas), e também acordo também não envolve o ADT2 (Torre) visto que este pertence na totalidade à Vanguard. A Amorim Luxury mantém a propriedade dos seus três lotes no NDTC, destinados ao hotel (JNCQUOI Comporta) e dois aldeamentos turísticos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta