Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Comporta: Vanguard investe 750 mil euros para construir uma capela no Mude Reserve

Empreendimento rural da empresa de Claude Berda está a ser inspirado pela arquitetura local do Alentejo e o projeto é assinado pelo gabinete Saraiva & Associados.

Vanguard
Vanguard
Autor: Redação

A Vanguard Properties vai construir uma capela no projeto Muda Reserve, na Comporta. O investimento nesta obra que a empresa decidiu oferecer à comunidade católica é de 600 mil euros na construção, ao qual acresce o valor do terreno e as infraestruturas, somando perto de 750 mil euros. A construção deverá arrancar no próximo ano, estando a conclusão prevista para 2022. O empreendimento rural da empresa de Claude Berda inspira-se na arquitetura local do Alentejo e o projeto é do gabinete Saraiva & Associados.

Dando seguimento à sua política de responsabilidade social e de integração das populações locais, a Vanguard Properties “dá um passo pouco comum na área da promoção imobiliária ao decidir incluir, construir e oferecer uma Capela no plano de pormenor do Muda Reserve”, refere a empresa em comunicado.

Situada no centro da futura aldeia da Muda, a capela "apresenta-se numa linguagem despojada em que é privilegiada a luz, as cores e os materiais locais. De forma retangular, com um corte ao longo do de todo o volume por onde entra a luz, tem como cor predominante o branco num todo em que sobressai o mobiliário em madeira de pinho e os únicos elementos decorativos – um painel recortado com motivos geométricos em aço corton no exterior e um painel em azulejo português que reveste o teto”, descreve a Vanguard.

Investimento de 200 milhões de euros em plena costa alentejana

O Muda Reserve, localizado na vila de Muda, perto da Comporta, tem contemplado um investimento de 200 milhões de euros em plena costa alentejana, sendo composto por 42 Quintas da Aldeia, 50 unidades geminadas (Casas da Aldeia) e 150 lotes (Villas da Aldeia).

O projeto em causa “estende-se por uma área de 350 hectares e recria o conceito de uma aldeia composta por Casas, Villas e Quintas com jardins, hortas e pomares”, revela a empresa, salientando que teve uma “enorme preocupação ambiental na execução destas infraestruturas”, segundo a Vanguard.

Entre os projetos no qual a Vanguard está envolvida, além do Muda Reserve, destacam-se os seguintes: Castilho 203, A'Tower, White Shell, Infinity, Bayline, The Blue Stone Residences, Alto do Farol, Alto do Rio e Tomás Ribeiro. 

Recorde-se também que o consórcio formado pela Vanguard Properties e pela Amorim Luxury é também o dono dos ativos turísticos que pertenciam ao Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado da Herdade da Comporta – o Comporta Links e o Comporta Dunes, que abrangem 916 hectares.

Estes ativos, denominados Comporta Dunes e Comporta Links, totalizam cerca de 1.380 hectares de área de desenvolvimento e floresta.