
Não é desta que o Novo Banco vai vender o projeto Harvey, conhecido por englobar dívidas de grandes empresas ligadas ao ramo imobiliário. O Fundo de Resolução (FdR) está a preparar-se para chumbar a venda desta carteira de crédito malparado ao fundo Deva e à AGG Capital, que tinha sido pré-aprovada no final de 2021. Na origem da decisão está a suspeita de que houve contacto de um investidor com um dos devedores com créditos na carteira.
Foi em dezembro de 2021 que o Novo Banco avançou com a venda do projeto Harvey ao fundo Deva e à AGG Capital, do grupo Arrow, por 52,3 milhões de euros. Trata-se de uma carteira de crédito malparado, inicialmente avaliada em 640 milhões de euros (valor bruto excluindo imparidades), que ficou conhecida por englobar dívidas de grandes empresas, como é o caso do Grupo Lena (180 milhões) e a Urbanos de Alfredo Casimiro (nove milhões de euros).
Afinal porque não pode avançar a venda da carteira de crédito Harvey do Novo Banco?
Esta operação não irá para a frente, porque o FdR pré-aprovou o negócio mediante terminadas condições. E uma delas passava por confirmar que os investidores interessados nos ativos do projeto Harvey não tinham promovido, aceitado, ou realizado contactos com qualquer devedor, cujo crédito está integrado nesta carteira, escreve o Jornal Económico.
O Fundo de Resolução acabou por sentir alguma resistência por parte dos investidores para aceitarem esta condição. E tomou conhecimento que um dos devedores dos créditos em carteira tinha sido contactado por um representante dos investidores interessados a adquirir o projeto Harvey. Havendo dúvidas se as condições de aprovação foram cumpridas ou não, o FdR decidiu não autorizar a operação, refere o mesmo jornal.
Note-se que a venda desta carteira de malparado fazia parte da estratégia do Novo Banco para reduzir ainda mais o rácio de Non-Performing Loans (NPL), que se situava nos 8% no final do primeiro trimestre de 2021. A ideia passa por baixá-lo para os 5% nos próximos anos. Mas, agora, o chumbo deste negócio terá impacto no rácio de capital e no rácio de malparado do banco.
Para poder comentar deves entrar na tua conta