A procura por unidades industriais e logísticas em Portugal continua a aumentar e a ser bem superior à oferta disponível. Mas há boas notícias. Acabam de ser colocados à venda dois espaços industriais localizados em Santa Maria da Feira e em Viseu, por cerca de 16 milhões de euros. Ambas as unidades funcionavam como fábricas da Cifial, que agora quer relocalizar as suas operações para um único polo industrial.
Um dos espaços de logística situa-se no Polo do Bodo, em Santa Maria da Feira. Aqui a propriedade está implantada num terreno com 58.409 metros quadrados (m2) e com uma área de construção de 24.403 m2. O outro espaço industrial situa-se no Polo de Santa Comba Dão, em Viseu, estando inserido num terreno com 69.190 m2 e com uma área de construção de 17.373 m2, explicam em comunicado enviado às redações.
Dada a área "muito significativa" dos dois ativos industriais, "o valor de mercado ronda os 15 a 16 milhões de euros”, disse Nuno Fernandes, administrador da Cifial, citado pelo Jornal de Negócios.
Os dois edifícios incluem espaços para indústria e armazenagem, e possuem boa acessibilidade nos transportes, tendo acesso a autoestradas e sendo próximos dos centros urbanos do Porto, Aveiro e Viseu. Além disso, também têm fácil acesso à rede de transportes públicos e a zonas comerciais.
A venda das fábricas surge na sequência da relocalização todas as operações de fabrico de torneiras, válvulas e acessórios da Cifial no polo feirense da Abelheira, que terá um investimento de cerca de 6 milhões de euros. Este valor inclui “a requalificação de equipamentos industriais, construção civil e painéis fotovoltaicos”, avançou Nuno Fernandes ao mesmo jornal.
Estas unidades chegam ao mercado imobiliário comercial num momento em que há “um aumento da procura por unidades industriais e logísticas no nosso país”, destaca Sérgio Nunes, Head of Industrial & Logística da Cushman & Wakefield, a consultora que responsável por vender estes ativos junto da Savills, em regime de co-exclusividade.
Por seu tuno, Pedro Figueiras, Head of I&L da Savills Portugal, diz que “é com muito agrado que trazemos os ativos da Cifial ao mercado num momento em que a tendência de nearshoring é clara e Portugal se afirma como um destino atrativo para indústria. Assim, ambos os polos em comercialização permitirão às empresas que têm o nosso país no radar, implementar uma unidade produtiva num muito curto espaço de tempo”, disse ainda Pedro Figueiras destacando a localização dos ativos que oferece “aos futuros ocupantes um acesso a mão de obra dotada de um elevado 'know-how' e qualificação”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta