
A gigante tecnológica Microsoft atua em mais de 200 mercados no mundo. E foi Lisboa a cidade escolhida para lançar a sua nova Fábrica de Inovação em Inteligência Artificial (AI Innovation Factory). Este centro dedicado à aceleração da IA e à adoção desta tecnologia por empresas públicas e privadas em Portugal vai integrar a Fábrica de Unicórnios, em Alvalade.
A gigante tecnológica avança que o seu objetivo passa por acelerar a adoção de inteligência artificial por empresas públicas e privadas em Portugal, "nas diferentes indústrias e setores, e contribuir para o crescimento sustentável" do país "por meio de novos cenários de inovação digital, acelerado pela ligação a um ecossistema de startups e nativos digitais".
Será em novembro deste ano que a Microsoft vai inaugurar o seu novo centro em Lisboa, o qual vai integrar o AI Hub da Unicorn Factory em Alvalade. E, até lá, “todo o programa da AI Innovation Factory desenrolar-se-à nas instalações da Microsoft no Parque das Nações ou nas sedes de um dos parceiros", explicou a multinacional no evento Building The Future que está a decorrer até esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro. Nos próximos meses, a tecnológica diz ainda que vai oferecer às empresas uma plataforma para identificar as melhores oportunidades de uso de IA.
Ao que tudo indica, 62% das empresas portuguesas já usam IA e 25% das que não usam esperam fazer a sua implantação nos próximos 24 meses, referiu ainda a Microsoft no evento, apoiando-se nos resultados do estudo realizado com a consultora IDC, que acaba, assim, por refletir “sobre a forma como as empresas estão a rentabilizar os seus investimentos em IA".
Importa recordar que, hoje, a Microsoft é um dos principais atores mundiais em Inteligência Artificial, tendo recentemente investido 10 mil milhões de dólares na Open AI – responsável pelo ChatGPT.

Lisboa já conta com mais de 50 centros tecnológicos
O projeto da Fábrica de Unicórnios lançado em 2021 pela autarquia lisboeta terá sido “decisivo” na escolha da multinacional tecnológica para instalar o novo centro de IA na capital portuguesa, refere a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado enviado às redações.
Será, portanto, no AI Hub da Unicorn Factory que a Microsoft vai instalar o seu centro de IA, uma fábrica que conta com escritórios, salas de eventos e laboratórios de investigação. O espaço terá 2.300 m2, com capacidade para acolher 300 pessoas, afigurando-se num novo ponto de encontro de empreendedores, grandes empresas, investidores e investigadores na área de “Generative AI”.
“A Fábrica de Unicórnios tornou Lisboa a cidade mais inovadora da Europa, e este projeto é mais uma prova disso mesmo. Hoje somos capazes de estar na linha da frente naquela que é a tecnologia mais disruptiva do momento, como é a Inteligência Artificial”, comenta Carlos Moedas citado no documento.
O novo centro da Microsoft é anunciado três meses depois de Lisboa ter sido considerada a Capital Europeia da Inovação – prémio atribuído pela Comissão Europeia – e um mês depois do anúncio da Deloitte, que vai lançar um centro de Inteligência Artificial no Largo do Rato com capacidade para mais de 2.000 pessoas. Lisboa consolida, assim, o seu posicionamento enquanto um dos principais polos tecnológicos da Europa.
“Esta é mais uma grande conquista para a cidade. Em 2023, batemos o recorde de investimento estrangeiro, com mais de 50 centros tecnológicos a virem para Lisboa e 10.000 postos de trabalho altamente qualificados. Em 2024 começamos o ano com dois grandes projetos que provam a nossa capacidade de competir com outras grandes cidades. A nova estratégia de inovação para a cidade está a dar frutos”, constata o autarca de Lisboa.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta