A IA não pode substituir a experiência humana, mas a integração das suas tecnologias vai mudar e transformar os negócios.
Comentários: 0
inteligência artificial
Foto de ThisIsEngineering no Pexels

A economia dos países, e o imobiliário por efeito de contágio, vive momentos desafiantes devido à inflação e juros em alta. E a par desta conjuntura, que tem efeitos diretos na vida das pessoas e consequentemente nos negócios, há uma nova questão estrutural a chegar a toda a velocidade e que está a impactar a sociedade em geral, e o setor em particular. A inteligência artificial (IA) deixou de ser algo da Ficção Científica e está, cada vez mais, presente no dia a dia de qualquer empresa. O potencial para transformar negócios, indústrias e sociedade é conhecido há décadas. Mas os avanços recentes massificaram a ciência que parecia destinada a um nicho, forçando os líderes corporativos a considerar as oportunidades e ameaças que a IA representa. No imobiliário, esta pode ser mesmo a revolução mais importante que o setor enfrentará nos próximos anos. Explicamos tudo.

A integração das tecnologias de IA está a mudar a forma como compramos, vendemos e investimos em propriedades. Desde a simplificação de processos até à da tomada de decisões, a IA começou a revolucionar o mercado imobiliário. E por isso, entender todas as possibilidades, prós e contras, fará com que proprietários, agentes imobiliários e investidores possam adaptar-se para estarem mais preparados para um cenário em constante mudança.

No caso do imobiliário comercial (retalho, escritórios ou logística), por exemplo, é claro que a adoção estratégica da IA poderá transformar o setor. No mais recente Global Real Estate Technology Survey 2023 da JLL, a IA aparece no Top 3 das tecnologias que investidores, promotores e ocupantes consideram que irão ter o maior impacto no setor imobiliário nos próximos três anos.

“Menos claros são os detalhes do que exatamente vem a seguir. Os entrevistados indicaram um menor conhecimento de IA, quando comparada com outras tecnologias, como blockchain, realidade virtual e robótica”, segundo a consultora. Ainda assim, perfeitamente conscientes da mudança iminente, os líderes do setor imobiliário continuam a explorar formas de aproveitar as possibilidades transformadoras da IA. Neste estudo, que será publicado na íntegra em setembro, a JLL explora as três grandes perspetivas sobre como a IA transformará o setor imobiliário.

inteligência artificial
Foto de Drew Dizzy Graham no Unsplash

Como é que a inteligência artificial pode transformar o imobiliário

  • Mudar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se divertem

De acordo com a OpenAI, cerca de 80% dos empregos estão expostos à IA. Esse número gerou uma onda de preocupações sobre uma possível turbulência no mercado imobiliário devido às mudanças iminentes no mercado de trabalho.

No entanto, espera-se que a IA aumente a produtividade. “Quando a tecnologia permite que menos pessoas atinjam o mesmo nível de produtividade, mais pessoas ficam livres para criar novas áreas de oportunidade. A Goldman Sachs, por exemplo, baseia-se num estudo do economista do MIT, David Autor, para revelar que mais de 85% do crescimento do emprego nos EUA nos últimos 80 anos é explicado pela criação de novos empregos impulsionados pela tecnologia”.

Além disso, de acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, os fornecedores de serviços de IA estão a tomar uma “decisão consciente” de explorar uma abordagem centrada no ser humano, “desenvolvendo produtos ‘copiloto’ projetados para ajudar as pessoas, em vez de produtos ‘piloto automático’ que querem substituir inteiramente a funções humanas”. “Isso posiciona a IA como um grande impulsionador da produtividade”, lê-se ainda no relatório da consultora.

A um nível agregado, segundo o Global Real Estate Technology Survey 2023 da JLL, prevê-se que o aumento da produtividade aumente o PIB global em 14% até 2030.

inteligência artificial
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
  • Impulsionar a procura de imóveis

“O crescente ecossistema de IA continuará a expandir-se em centros tecnológicos selecionados. Os criadores de modelos básicos, como OpenAI, são apenas a ponta do iceberg quando se trata do ecossistema de IA”, tal como explica a imobiliária.

De acordo com o estudo, empresas envolvidas em hardware de semicondutores, plataformas de computação em nuvem, centros de modelos e desenvolvimento de aplicações representam um segmento em crescimento. “A oportunidade imobiliária comercial parece ainda mais brilhante quando se consideram as empresas adicionais que surgirão à medida que modelos de fundação pré-treinados forem modificados para casos de uso específicos”, lê-se ainda.

Em 2022, diz o estudo, a área de foco da IA com maior investimento foi a médica e a saúde; seguida pela gestão de dados; processamento e computação em nuvem; e Fintech. Segundo a investigação da JLL, o crescimento da inteligência artificial deverá traduzir-se num aumento da procura imobiliária deste setor no curto prazo, atingindo 1,6 milhões de metros quadrados até ao final deste ano só nos EUA.

  • Estender a transformação tecnológica iniciada pelas ‘proptech’

O setor imobiliário começou a abraçar e adotar novas tecnologias de forma proativa. Aliás, soluções baseadas em IA já estão disponíveis para uma ampla gama de funções imobiliárias. No estudo Global Real Estate Technology 2023 da JLL, mais de 80% dos investidores e promotores imobiliários revelaram que planeiam aumentar o seu orçamento de tecnologia imobiliária nos próximos três anos.

Trata-se de um “amadurecimento do ecossistema de 'proptechs'”. As soluções de tecnologia agora existem para quase todos os aspetos das funções imobiliárias, incluindo gestão de investimentos, projeto e construção, operações de edifícios e instalações ou gestão de portfólio. “Foi estabelecida uma base sólida com as ‘proptech’ para a integração da IA nessas empresas de base tecnológica”, segundo avalia a consultora.

inteligência artificial
Foto de Kampus Production no Pexels

Globalmente, existem mais de 500 empresas que prestam serviços baseados em IA ao setor imobiliário e já agregam valor em termos de maior eficiência e redução de custos. Os principais casos de uso da IA incluem:

  • Classificação de documentos e padronização de dados para análise de portfólio e benchmarking;
  • Previsão de preços para gestão de investimentos;
  • Gestão diária de ativos imobiliários;
  • Processamento de imagens de satélite para avaliação de ativos e gestão de riscos;
  • Recomendação para operações de leasing e investimento;
  • Etc..;

Diferença entre inteligência artificial (IA) e a inteligência generativa de IA

O estudo refere ainda que as aplicações generativas de IA no setor imobiliário ainda estão nos estágios iniciais. Os casos de uso emergentes abrangem assistência de comunicação com o cliente, como por exemplo os chatbots (conversação), ou resumo de documentos não estruturados para criar relatórios, sendo esperado que mais produtos cheguem ao mercado em breve.

“Os modelos de linguagem , em particular, proporcionam a capacidade de extrair insights de grandes quantidades de documentos baseados em texto no setor imobiliário, reduzindo significativamente a complexidade de operações multilíngues e multinacionais”, indica a consultora.

Mas para melhor se compreenderem os conceitos, é preciso saber distingui-los. Nesse sentido, a JLL apresenta a definições de IA e IA generativa:

  • A IA, num sentido lato, utiliza aprendizagem automática e algoritmos de aprendizagem profunda para executar tarefas que exigem a capacidade de aprender com a experiência, compreender conceitos complexos, reconhecer padrões, interpretar as nuances da linguagem natural e tomar decisões de forma independente.
  • A IA generativa é um subconjunto da inteligência artificial que se concentra no que o seu nome indica – gerar novos conteúdos, designs ou soluções. Ele emprega algoritmos avançados para criar resultados, incluindo dados sintéticos, imagens, texto e música. O famoso exemplo é o ChatGPT.
inteligência artificial
Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

A inteligência artificial no dia a dia dos agentes imobiliários

Embora a IA não possa substituir a experiência humana e o serviço personalizado, a sua integração no setor imobiliário tem potencial para transformar processos, melhorar a tomada de decisões e otimizar resultados para todos os envolvidos. Desde analisar grandes quantidades de dados, melhorar o processo de procura e avaliação de imóveis, visitas virtuais, até aumentar a geração de leads. A verdade é que todos os dias surgem novas ferramentas e aplicações baseadas em IA e, apesar das limitações e de ser importante avaliar a sua utilização, já é quase impossível “fugir” delas.

Exemplos de usos da IA no imobiliário

  • Pesquisa e recomendação melhoradas

A IA pode simplificar o processo de procura de casas e tornar as recomendações mais personalizadas. Isto é, os algoritmos de IA conseguem analisar grandes quantidades de dados, incluindo dados históricos de vendas, informações demográficas e preferências do consumidor, para gerar recomendações personalizadas para potenciais compradores ou arrendatários.

Estes sistemas podem ajudar as pessoas a encontrarem propriedades que se alinhem com suas necessidades e preferências específicas, economizando tempo e esforço.

  • Leads de melhorar qualidade

Muitos utilizadores visitam sites imobiliários apenas para navegar e não porque estão ativamente à procura de de imóveis. Isso pode ser uma fonte de frustração para os agentes imobiliários, que procuram distinguir esses perfis. A IA pode ter um papel importante a analisar dados e reconhecer o comportamento de navegação dos utilizadores e, em última análise, a ajudar os agentes imobiliários a converter ‘prospects’ em clientes.

  • Melhoria de preços e análise de mercado

Uma questão fundamental para quem vende e para quem compra. Mais uma vez, os algoritmos de IA aproveitam dados históricos de vendas, tendências atuais do mercado e preços de propriedades comparáveis para fornecer avaliações mais precisas. Isto permite aos vendedores definir preços e permite que os compradores tomem decisões informadas sobre o valor de uma propriedade.

análise de dados
Foto de Pixabay
  • Visitas em realidade virtual e realidade aumentada

Os potenciais compradores podem agora explorar propriedades remotamente através de visitas virtuais imersivas, permitindo-lhes avaliar o layout, as dimensões e a estética de uma propriedade a partir do conforto das suas próprias casas. Uma tendência que ganhou impulso com a pandemia.

  • Chatbots inteligentes e assistentes virtuais

Chatbots e assistentes virtuais com tecnologia de IA estão a tornar-se cada vez mais predominantes no setor imobiliário (e nas empresas em geral). Podem responder a dúvidas dos clientes, fornecer informações sobre imóveis e até mesmo auxiliar na conclusão de transações.  Ao oferecer suporte em tempo real, os chatbots melhoram o atendimento ao cliente e os tempos de resposta. Na realidade, podem dispensar os agentes deste tipo de tarefas, permitindo-lhes concentrar-se em atividades mais complexas e de valor acrescentado.

  • Analisar e avaliar riscos

As capacidades de análise preditiva da IA podem ajudar os investidores a avaliar o risco e a identificar oportunidades de investimento. Mais uma vez, ao analisar dados, tendências de e indicadores económicos, os algoritmos de IA podem prever a valorização futura de um imóvel, os rendimentos e riscos potenciais associados a locais específicos.

  • Impulsionar as estratégias de martketing

O caso do Chat GPT

Ferramentas como de IA generativa, como ChatGPT, podem ajudar os agentes imobiliários a escrever anúncios rapidamente, personalizar emails, resumir argumentos de vendas, escrever um post no Facebook ou uma entrada no blog da empresa. Tudo isso em minutos, libertando tempo para focar os seus esforços na ação comercial, tal como Lucas Galán, professor de Inovação e Proptech no Programa de Gestão de Negócios Imobiliários da IE University, e José Antonio Rodríguez-Serrano, do Departamento de Operações, Inovação e Ciência de Dados da escola de negócios Esade, explicaram nesta entrevista ao idealista/news.

chatGPT
Foto de Sanket Mishra no Pexels

Neste artigo, os especialistas mostram, em detalhe, o que é que esta ferramenta de inteligência artificial generativa pode fazer por um agente imobiliário, nomeadamente para melhorar a sua produtividade. No entanto, os responsáveis sublinharam que é preciso ter sempre em mente que não podemos dotar a esta inteligência artificial a verdade absoluta, “porque vamos cometer erros”, e “será sempre da inteligência humana dotá-la de critério, foco e valor”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta