
As firmas de capital privado Permira e Blackstone adquiriram uma participação de 525 milhões de dólares (447 milhões de euros) no portal imobiliário Property Finder, especializado em imóveis no Médio Oriente e detido pelo fundo General Atlantic.
Esta operação valoriza o portal em cerca de 2.000 milhões de dólares (1.700 milhões de euros) e representa uma aposta no mercado imobiliário em zonas como Dubai, onde os preços da habitação têm registado forte subida.
O principal negócio da Property Finder encontra-se nos Emirados Árabes Unidos (EAU), com destaque para o emirado de Dubai, atualmente em fase de novo boom imobiliário desde que abriu à investimento estrangeiro no início dos anos 2000.
A Permira, que já tem investimentos em plataformas de classificados online noutros países, é o principal investidor na operação, contribuindo com 350 milhões de dólares (298 milhões de euros).
Michael Lahyani, fundador da Property Finder em 2007, afirma que o crescimento da empresa se deve, sobretudo, à expansão demográfica nos Emirados. Este mês, a população de Dubai ultrapassou os 4 milhões de habitantes, segundo estimativas oficiais, após ter aumentado um quinto em seis anos.
O preço médio por metro quadrado em Dubai subiu 68% nos últimos seis anos, de acordo com a empresa de análise Reidin. Contudo, nem todos os analistas estão convencidos de que o mercado imobiliário na cidade continuará em ascensão. A agência de rating Fitch prevê uma recessão no segundo semestre deste ano devido à entrada de uma grande quantidade de novos imóveis no mercado.
Os ciclos imobiliários anteriores em Dubai terminaram sempre em crise: a primeira bolha estourou após a crise financeira global de 2008, enquanto um segundo pico ocorreu depois da Primavera Árabe de 2011, impulsionado por investidores regionais, e terminou em 2015.
O fundo General Atlantic entrou no capital da Property Finder em 2018. O portal opera também no Egito, Arábia Saudita, Catar e Barém. Lahyani destaca que “o mercado imobiliário atual está numa situação muito diferente… não está tão alavancado como antes”. No primeiro semestre deste ano, Dubai registou 125.538 transações imobiliárias, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024.
Permira e Blackstone salientam a alta rentabilidade dos arrendamentos e a baixa taxa de vacância em Dubai, acrescentando que os classificados online apresentam bom desempenho mesmo em períodos de recessão. Paul Morrissey, diretor da Blackstone Growth na Europa, reforça que a empresa acredita fortemente na região do Golfo, nos EAU, e em Dubai, destacando o potencial de crescimento económico a longo prazo.
A rápida reabertura das fronteiras de Dubai em 2020, durante a pandemia, tornou a cidade num dos poucos destinos acessíveis para turistas e viajantes de negócios, impulsionando o interesse por propriedades. Além disso, as alterações no regime de vistos incentivaram os trabalhadores estrangeiros a permanecer mais tempo, enquanto a procura aumentou com investidores a fugir da guerra na Ucrânia e novos milionários de criptomoedas a adquirirem imóveis.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta