Claude Berda, fundador da promotora de imobiliário de luxo Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal nos últimos anos – teve como sócio José Cardoso Botelho, que, entretanto, saiu da empresa –, faleceu esta sexta-feira (19 de dezembro de 2025) com 78 anos.
Numa nota publicada no seu site, a VP referiu que lamenta “profundamente o falecimento” do fundador e acionista da empresa, salientando que o luso-francês – adquiriu cidadania portuguesa em 2021 – “deixou um legado de integridade, compromisso e responsabilidade para com o futuro”, que a empresa fará questão de preservar.
“Homem de rara visão, espírito empreendedor e notável liderança, aliados a profunda humanidade e afeto”, acrescenta a VP, sublinhando que a nova fase da empresa será "responsabilidade do seu filho, Alexandre Berda", que assumiu recentemente a liderança da empresa, substituindo José Cardoso Botelho.
Na sua página no LinkedIn, José Cardoso Botelho enalteceu, entre outras coisas, o facto de Claude Berda ter sido “muito mais que um homem de negócios brilhante”. “Foi um espírito livre, de uma generosidade rara e uma lealdade inabalável. Tive o privilégio de partilhar com ele anos de cooperação, mas acima de tudo, momentos de vida que guardarei com profunda estima e gratidão", comentou.
“A sua partida deixa um vazio, mas o seu legado de amizade e a sua paixão por criar continuarão a inspirar-nos”, acrescentou.
A VP possui atualmente mais de 20 projetos urbanos e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, sobretudo no segmento de luxo. Destaque, entre outros, para o Castilho 203 – onde Cristiano Ronaldo comprou casa – e Infinity Tower, em Lisboa, e para o empreendimento turístico Terras da Comporta, que está em desenvolvimento (na herdade que pertenceu ao grupo Espírito Santo).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta