Comentários: 0
Porto Business Plaza: SDC transforma antigo shopping em centro de serviços e comércio
Cushman & Wakefield

Em pleno centro do Porto, na zona do Bonfim, vai nascer um novo projeto de serviços e comércio. O investimento, na ordem dos 11 milhões de euros, está a ser levado a cabo por uma empresa do grupo SDC Investimentos e implica a reabilitação e reconversão do antigo Central Shopping. De aí vai nascer o Porto Business Plaza, que será comercializado em regime de exclusividade pela Cushman & Wakefield.

Os trabalhos de reabilitação do antigo centro comercial na zona da Baixa da Invicta - que foi inaugurado em 1996 e está fechado há mais de uma década - estão programados para arrancar no terceiro trimestre deste ano, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2020.

Em causa está a segunda fase do relançamento comercial deste complexo, que se iniciou em 2016 com a reabertura do terminal rodoviário hoje operado pela Transdev, um parque de estacionamento com cerca de 300 lugares e a ocupação do banco francês Natixis de cerca de 12.000 m2 de escritórios.

Como vai ser o Porto Business Plaza

Localizado, mais precisamente entre a Rua de Santos Pousada e o Campo 24 de Agosto, o novo empreendimento vai agora oferecer uma área bruta locativa (ABL) total de cerca de 17.000 m2 na sua maioria em open space, em dois pisos, possibilitando a instalação de diversas entidades que poderão ocupar grandes áreas de dimensão variável, no limite até cerca de 6.800 m2 num único piso.

"Existirão ainda até 1.000 m2 para retalho e, adicionalmente, está prevista uma intervenção nos antigos cinemas do mesmo centro comercial que serão transformados num espaço polivalente com cerca de 3.500 m2", informam os promotores em comunicado.

Segundo Duarte Corrêa d’Oliveira, do departamento de escritórios da Cushman & Wakefield no Porto citado na mesma nota, “o Porto Business Plaza vai colmatar a escassez de oferta de grandes áreas de serviços no centro da cidade, permitindo atrair grandes ocupantes para o edifício. A construção de espaços verdes e a nova praça de restauração do Porto Business Plaza, farão com que este projeto venha dinamizar e revitalizar esta zona da cidade.”

Empreendimento valoriza Baixa do Porto

O programa inclui uma intervenção paisagística da autoria do arquiteto Luís Alçada Baptista na praceta adjacente ao Campo 24 de Agosto, onde surgirão amplos espaços verdes e uma zona de restauração e de lazer. A partir desta praceta, que confina com o hotel Vila Galé e com o terminal rodoviário do Campo 24 de Agosto, será possível aceder facilmente, através do edifício, à Rua de Santos Pousada, em muito melhorando a circulação pedonal na área.

António Castro Henriques e Gonçalo Andrade Santos, administradores da empresa promotora, em comunicado mostram-se convencidos de que, por tudo isto, “a renovação deste equipamento, encerrado há vários anos, vai valorizar todo o quarteirão e constituirá mais um passo importante no processo de revitalização desta área da cidade, justificando o investimento que o grupo está a realizar". 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas
Publicidade