Os edifícios são cada vez mais inteligentes e, sobretudo, autossuficientes. O estúdio de arquitetura Snøhetta projetou um prédio de escritórios que gera mais do dobro da eletricidade que consome. Graças a um novo conceito chamado Powerhouse, o edifício reúne uma série de construções com eficiência energética capazes de gerar eletricidade a partir de fontes de energia renováveis.
A última criação do estúdio é o Brattørkaia, um edifício que poderá ser considerado um dos mais sutentáveis até ao momento, uma vez que gera 500.000 kWh de eletricidade durante o ano, ou seja, mais do que o dobro do que precisa.
O Powerhouse Brattørkaia fica em Trondheim, na Noruega, e sua localização e orientação foram cuidadosamente escolhidas pelos arquitetos para garantir a máxima exposição ao sol. O edifício, com uma área de 18.000 m2, possui paredes revestidas de alumínio preto e um telhado pentagonal onde foram colocados 3.000 m2 de painéis solares.
O edifício também se destaca pelos sistemas de isolamento e ventilação que mantêm a temperatura interna, minimizando o impacto energético. Também possui sensores de luz que ligam e desligam as lâmpadas de LED e um sistema de rastreio do uso de energia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta