Como serão os espaços de trabalho do futuro? A Tétris Italia avaliou as 7 tendências que vão marcar os próximos anos.
Comentários: 0
Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

O ano que está prestes a terminar trouxe inevitavelmente grandes mudanças na forma como vivemos, socializamos, viajamos e trabalhamos, por causa da pandemia. O trabalho inteligente (ou teletrabalho) dominou 2020 e certamente terá uma “palavra a dizer” nos próximos anos. A Tétris Italia avaliou as 7 tendências que vão marcar os escritórios do futuro. 

1. O escritório como um clube social

Ao invés de focar na relação mesa/funcionário, o projeto de escritório do futuro será baseado em espaços partilhados com uma ampla gama de opções de móveis para facilitar o que a casa não pode oferecer: trabalho em equipa formal e informal, mentoria e conversas partir das quais grandes ideias podem nascer. Um projeto de espaço capaz de transmitir a identidade da marca e os valores da empresa será preferido de forma a cultivar o senso de comunidade e pertença.

Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

2. O conforto da própria casa

A pandemia levou inevitavelmente a um aumento do medo de ir ao escritório: os espaços de trabalho de amanhã devem ser tão confortáveis ​​tanto quanto possível e capazes de recriar o bem-estar da casa em total segurança. Os escritórios incluirão assentos tipo lounge que permitirão a organização de reuniões mantendo o distanciamento social, o uso da vegetação como uma solução esteticamente agradável para espaçar e criar um ambiente relaxante e cozinhas equipadas ou áreas de descanso que reproduzem o conforto de um ambiente doméstico. Dispositivos sem toque - como torneiras automáticas - e o uso de materiais fáceis de limpar vão tornar-se um padrão para garantir que os funcionários se sintam seguros em espaços comuns.

Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

3. Espaços pequenos e flexíveis

Muitas empresas deixarão de ter o mesmo número de funcionários no local e isso levará a um repensar do conceito de espaços segundo o modelo de Hubs & Clubs: um escritório central de representação ao qual serão acrescentados escritórios secundários menores e mais flexíveis. Móveis modulares serão uma solução cada vez mais usada para alterar facilmente a configuração de áreas de reunião e acomodar grupos mais ou menos numerosos. A necessidade de lugares de trabalho individuais diminuirá e será substituída por espaços de trabalho diversificados para acomodar vários tipos de negócios, como sofás e balcões de bar para sessões informais de trabalho em grupo e nichos isolados para sessões individuais.

Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

4. Salas de reunião de última geração

Devido à redução necessária do deslocamento para o trabalho e ao aumento do streaming de reuniões, além da internet de altíssima velocidade, o design de interiores incorporará cabines de chamada para garantir a privacidade acústica durante as conferências com os clientes. Os espaços projetados para acomodar grupos de pessoas serão equipados com telas grandes e webcams estrategicamente posicionadas para permitir que colegas conectados remotamente participem confortavelmente das reuniões. Sistemas inteligentes de reserva de salas e sensores de ocupação serão soluções cada vez mais comuns para garantir o uso eficiente dos espaços de reunião.

Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

5. O aumento do teletrabalho

Com o aumento do uso de smartworking, novos estilos de móveis de escritório surgirão adaptados aos espaços: desde móveis polivalentes, até mesas e cadeiras que podem delimitar a área de trabalho dentro de uma sala de estar, dividir paredes ou prateleiras, separar a acústica e visualmente o espaço de trabalho dentro de uma área maior.

Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

6. Revolução acústica dos espaços

Uma tendência que caracterizará 2021 será a revolução acústica dos espaços. Os móveis serão tratados acusticamente ou construídos com materiais insonorizantes. A conceção dos escritórios também irá incorporar materiais insonorizantes nos tetos e nas divisórias interiores para reduzir a difusão do som de um espaço para outro.

Smartworking, a grande tendência de escritórios no pós-Covid
Tetris Italia

7. Atenção à sustentabilidade e à natureza

A criação de um ambiente de trabalho sustentável para as pessoas e o planeta será uma das principais ambições do design do espaço de trabalho. A crescente necessidade de contacto com a natureza fará com que as empresas aumentem a integração de materiais naturais e verdes nos espaços de trabalho, que promovam o bem-estar e permitam viver mais de acordo com os seus valores. Com um design de interiores que utiliza a luz do dia para reduzir a dependência da iluminação artificial, a eficiência energética está destinada a assumir um papel cada vez mais importante. Mais e mais escritórios serão projetados com materiais sustentáveis ​​de fornecedores locais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade