Comentários: 0
Teletrabalho? Maioria das pessoas trabalha no local habitual onde se encontrava antes da pandemia
Público

O teletrabalho voltou a ser obrigatório em novembro, mas não é uma exigência para todo o país, sendo obrigatório nos concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo, que variam de 15 em 15 dias. A verdade é que a maioria dos portugueses trabalha no local habitual onde se encontrava antes da pandemia. São cerca de quatro em cada cinco pessoas, a larga maioria a tempo inteiro. 

Em causa está um inquérito à população realizado – entre 4 e 11 de dezembro, a 1.315 pessoas – pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o Público e RTP. 

Segundo o mesmo, a maioria dos inquiridos diz estar a exercer a atividade no local habitual onde se encontrava antes da crise sanitária (82%), ao contrário do que se passava em abril, em que só 36% dos participantes dizia estar nessa situação. “A distribuição entre pessoas em layoff, desemprego, sem atividade e subsídio de assistência à família era, na altura, mais equilibrada do que está hoje”, escreve o Público.

A publicação adianta, ainda, que apenas 10% dos inquiridos diz estar em teletrabalho, bem menos que em abril (23%). “É preciso, no entanto, ter em atenção que as pessoas que responderam a este inquérito em dezembro não são as mesmas que responderam aos estudos anteriores (em abril, maio e julho)”, refere a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta