Arrendamento de escritórios no Porto dá o salto de 166% em janeiro e fevereiro. Já em Lisboa ocupação regista mínimo em 5 anos.
Comentários: 0
Arrendamento de escritórios em Lisboa
Foto de Kindel Media no Pexels

O mercado de escritórios continua a mexer em Portugal, mas mais a norte. Só entre janeiro e fevereiro de 2023 foram fechados 11 contratos de arrendamento de escritórios no Porto, que somaram 6.881 metros quadrados (m2), um valor 166% superior face ao período homólogo. Já em Lisboa o mercado de escritórios registou 8.000 m2 de volume total de absorção, o valor mais baixo dos últimos 5 anos. A falta de oferta de escritórios para arrendar está por detrás deste resultado na capital.

Mercado de escritórios no Porto dá salto de 166%

A cidade Invicta tem sido cada vez mais procurada por empresas que querem ali estabelecer os seus escritórios. E os dados revelam isso mesmo: foram arrendados no Porto um total de 6.881 m2 de área de escritórios só nos dois primeiros meses do 2023, um valor que representa “um aumento muito expressivo de 166% comparativamente ao período homologo de 2022”, explica a Savills em comunicado enviado às redações. 

Este foi o resultado da conclusão de 11 contratos de arrendamento de escritórios, realizados sobretudo nas zonas Boavista e ‘Out of Town', já que representaram 80% do volume total de absorção.

“Os resultados destes dois primeiros meses vêm provar que o mercado de escritórios do Porto se mantém numa forte trajetória de crescimento e consolidação e permite antever que 2023 deixará para trás os resultados mais tímidos dos dois últimos anos”, começa por explicar Francisco Megre, Consultant do Departamento de Escritórios no Porto da Savills Portugal, citado na mesma publicação.

Este crescimento do mercado de escritórios do Porto só é possível porque há novos edifícios deste tipo a chegar ao mercado, aumentando a oferta neste segmento imobiliário. “A entrada de novos projetos que primam pela modernidade e inovação, aliada ao já caracter atrativo deste mercado, tem sido a combinação ideal para atrair um leque muito diversificado de empresas”, destaca ainda Francisco Megre.

Escritórios para arrendar no Porto
Foto de Kindel Media no Pexels

Mercado de escritórios de Lisboa arranca a baixa velocidade

Já em Lisboa, a realidade é outra. Entre janeiro e fevereiro de 2023, o mercado de escritórios da capital registou um volume total de absorção de aproximadamente 8.000 m2, “o valor mais baixo dos últimos 5 anos”, destaca a Savills.  

Aqui foram fechados 22 contratos de arrendamento de escritórios, com as zonas CBD (zona 2) e Corredor Oeste (zona 6) a representarem 60% do número total de operações e 57% do volume total de absorção.

“Os resultados deste arranque de ano são expetáveis. Sabemos que em 2023 o cenário será diferente, tendo em conta que em 2022 perto de 50% do volume de absorção se deveu a operações de pré-arrendamento e o mercado continua com uma escassez de oferta de qualidade para ocupação imediata”, explica Frederico Leitão de Sousa, Head of Corporate Solutions da Savills Portugal.

No que concerne ao volume de absorção de escritórios por setor de atividade destaca-se o setor de Outros Serviços, TMT´s & Utilities e Serviços Financeiros, com um peso de 63% no volume de absorção total.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta