O Governo quis entregar o Palácio do Manteigueiro, situado na baixa de Lisboa, à Confederação Empresarial de Portugal (CIP), uma decisão que foi rapidamente questionada pelos principais partidos da oposição. Os dois ministérios envolvidos na decisão já enviaram esclarecimentos ao Parlamento, mas apontam em sentidos contrários. Enquanto o ministério da Economia fala na utilização do espaço pela CIP para fins académicos, o ministério das Infraestruturas diz não ter recebido qualquer pedido formal.
Foi no início de novembro que foi anunciada a decisão do Executivo de entregar o Palácio do Manteigueiro à CIP. Mas logo causou polémica devido à potencial valorização do imóvel situado junto ao Chiado, uma das zonas mais caras do país, levando o PS e o Chega endereçar questões aos ministérios da Economia e das Infraestruturas envolvidos na decisão.
As respostas sobre a entrega do Palácio do Manteigueiro à CIP chegaram esta semana ao Parlamento e apontam em sentidos distintos. Por um lado, o ministério da Economia liderado por Manuel Castro Almeida diz que “não estão ainda definidas as condições de utilização daquelas instalações”, embora reconheça que haja a intenção de a CIP ali instalar uma academia na área de formação profissional, refere o mesmo jornal.
Já o ministério da Infraestruturas governado por Miguel Pinto Luz diz “não ter conhecimento de pareceres jurídicos, avaliações, auditorias, contrapartidas financeiras ou projetos de obras ou de alteração de uso. Bem como, qualquer proposta de contrato, protocolo e/ou outro instrumento jurídico apresentados pela CIP destinados a formalizar a intenção mencionada”. E acrescenta que “da informação disponível, não se encontra formalizado o procedimento administrativo conducente à eventual cedência do imóvel à CIP”, cita o meio.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta