Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Imóveis do Estado

Notícias relacionadas com imóveis pertencentes ao Estado. A gestão do património do Estado e dos institutos públicos é desenvolvida pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças. A venda destes imóveis pode ser realizada por hasta pública, por negociação, ou por ajuste directo, mediante prévia avaliação da DGTF.

Estado desconhece quantos imóveis tem no total

O parque imobiliário público é vasto, mas qual é efetivamente o seu tamanho é uma incógnita. A denúncia é feita pelo Tribuntal de Contas que, no parecer relativo à Conta Geral do Estado de 2018, afirma que “não existe informação sobre a dimensão do universo de imóveis a inventariar”.

Notícia sobre:

IP vendeu apenas 15 dos 33 imóveis que colocou no mercado

A Infraestruturas de Portugal (IP) conseguiu vender menos de metade dos imóveis que colocou no mercado em outubro passado, localizados de norte a sul do país. Em concreto, a empresa de capitais públicos, liderada por António Laranjo, alienou apenas 15 dos 33 prédios rústicos e urbanos disponíveis através de procedimentos de venda pública, mas conseguiu um encaixe cerca de 20%, proporcionalmente, superior ao que esperava.

Notícia sobre:

Empordef em vias de vender antigas vivendas das OGMA, em Alverca, à autarquia

Situadas junto à Avenida Infante D. Pedro, em pleno centro da cidade de Alverca, as 12 antigas vivendas das OGMA estão em vias de mudar de mãos. As moradias, propriedade do Estado e geridas pela Empordef (Empresa Portuguesa de Defesa), estão praticamente abandonadas há mais de 20 anos, com a maioria em avançado estado de degradação, estando previsto para breve o acordo de compra por parte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Notícia sobre:

Segurança Social já arrecadou 27,2 milhões de euros este ano com rendas e venda de imóveis

A Segurança Social (SS) arrecadou, entre rendas e venda de património, cerca de 27,2 milhões de euros em 2018. E atualmente tem à venda cinco imóveis, com um valor superior a 5,5 milhões de euros.

Notícia sobre:

Revive Natureza com luz verde de Marcelo - 96 imóveis do Estado no mercado para investidores

Constituído, na sua maioria, por antigas casas de guardas florestais e antigos postos fiscais, o lote de 96 imóveis do Estado do Revive Natureza está mais perto de chegar ao mercado. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu luz verde ao programa que visa promover a recuperação de imóveis devolutos inseridos em património natural, através da concessão a investidores privados.

Notícia sobre:

Estamo vende palacete e edifício de escritórios em Lisboa à Splendimension por 22,6 milhões

O fundo de investimento Splendimension, gerido pela LYNX Asset Managers, acaba de fechar negócio com a Estamo para comprar um edifício de escritórios e serviços, localizado na Av. José Malhoa 11, e um palacete em Benfica. Estes dois imóveis públicos estavam à venda desde o início do ano e foram adquiridos à participada da Parpública, agora em setembro, por um total de 22,6 milhões, depois de o contrato de promessa de compra e venda ter sido assinado em junho. 

Notícia sobre:

“Forte de Salazar” está à venda – e antiga sede dos espiões também (entre outros imóveis do Estado)

O Governo quer vender o Forte de Santo António da Barra, localizado em Cascais, Lisboa. O “forte de Salazar”, como é conhecido, passou a ser, em 1950, a residência sazonal do Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar.

Notícia sobre:

Parpública e Estamo mudam de instalações em Lisboa para o edifício Santa Marta 55

A Parpública e a Estamo têm novas moradas em Lisboa. Mudaram-se da avenida Defensores de Chaves nº 6 para o edifício Santa Marta 55. A troca de instalações da holding que gere as participações do Estado e sua participada para o ramo imobiliário aconteceu no passado mês julho.

Notícia sobre:

Parque imobiliário do Estado está a emagrecer - soma agora 23.456 imóveis

O número de organismos do Estado que registou os seus imóveis cresceu em 2018, mas o número de imóveis registados caiu nesse período, para um total de 23.456 imóveis.

Notícia sobre: